As estratégias dos docentes com o uso de tecnologias digitais no contexto pandêmico da Covid-19

Eber Gustavo da Silva Gomes, Ana Beatriz Carvalho

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias dos docentes, a partir do uso de Tecnologias Digitais em momentos de educação remota, no período pandêmico do Novo Coronavírus. Adotamos a cultura digital como contexto de pesquisa que tem abordagem qualitativa e estudo descritivo, concretizada a partir de um questionário online e aberto, elaborado pelo Grupo de Pesquisa de Mídias Digitais e Mediações Interculturais. Dos sujeitos que responderam, escolhemos dez por cento que atuam de forma remota no Ensino Superior para responder através de áudios de whatsapps a pergunta de pesquisa. Os resultados foram analisados a partir da análise do discurso e apontam uma pluralidade de estratégias dos docentes no processo de mediação com o uso de TDIC, seja de forma a contemplar a tecnologia enquanto técnica ou criar cenários de aprendizagens, possibilitando protagonismo, autoria, colaboração e rede. 


Palavras-chave


Tecnologias digitais; cultura digital; estratégia docente; aulas remotas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248284

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br