As estratégias dos docentes com o uso de tecnologias digitais no contexto pandêmico da Covid-19

Autori

  • Eber Gustavo da Silva Gomes UNIVISA
  • Ana Beatriz Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248284

Parole chiave:

tecnologias digitais, cultura digital, estratégia docente, aulas remotas

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias dos docentes, a partir do uso de Tecnologias Digitais em momentos de educação remota, no período pandêmico do Novo Coronavírus. Adotamos a cultura digital como contexto de pesquisa que tem abordagem qualitativa e estudo descritivo, concretizada a partir de um questionário online e aberto, elaborado pelo Grupo de Pesquisa de Mídias Digitais e Mediações Interculturais. Dos sujeitos que responderam, escolhemos dez por cento que atuam de forma remota no Ensino Superior para responder através de áudios de whatsapps a pergunta de pesquisa. Os resultados foram analisados a partir da análise do discurso e apontam uma pluralidade de estratégias dos docentes no processo de mediação com o uso de TDIC, seja de forma a contemplar a tecnologia enquanto técnica ou criar cenários de aprendizagens, possibilitando protagonismo, autoria, colaboração e rede. 

Biografie autore

Eber Gustavo da Silva Gomes, UNIVISA

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica coordenador da Licenciatura em Matemática da UNIVISA – Pernambuco – Brasil.

Ana Beatriz Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Pubblicato

2020-10-09

Come citare

Gomes, E. G. da S., & Carvalho, A. B. (2020). As estratégias dos docentes com o uso de tecnologias digitais no contexto pandêmico da Covid-19. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248284

Fascicolo

Sezione

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19