ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Teaching and Learning trigonometry with Geogebra Software

Reinaldo Oliveira Reis Júnior, Eduardo Delcides Bernardes

Resumo


As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) têm sido ferramentas com potencial importante no processo de ensino e aprendizagem, razão pela qual se transformaram em instrumentos de pesquisa, notadamente na Educação Matemática. Nesse contexto, compete-nos apresentar os resultados obtidos durante o período de execução do projeto “Ensino e Aprendizagem da Trigonometria com o auxílio do Software GeoGebra” que se desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional - GPEMAC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Nesse sentido, daremos ênfase às possíveis relações que emergem em sala de aula mediante a introdução de um ambiente computacional de aprendizagem, destacando o processo de coordenação entre os registros de representações referentes aos tópicos de Trigonometria sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries abordadas pelo presente projeto. Por fim, enumeramos as potencialidades do Software GeoGebra que mediam de forma positiva o ensino destes conceitos.

Abstract

Information and Communication Technologies (ICT) have been tools with important potential in the teaching and learning process, which is why they have become research instruments, notably in Mathematics Education. In this context, it is proposed to analyze the treatment of the most relevant topics of Trigonometry presented to students throughout the Basic Education using the tools of the software GeoGebra, emphasizing the contents referring to the introduction to Trig. In this way, emphasis will be placed on the possible relationships that emerge in the classroom by introducing a computational learning environment, in order to highlight the process of coordination between the representations registries referring to the topics of Trigonometry suggested by the National Curricular Parameters for The series addressed by this project. Finally, we will list the potential of GeoGebra Software that positively measures the teaching of these concepts.


 

 


Palavras-chave


TIC; Sequência Didática; Trigonometria; GeoGebra; Registros de Representação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i3.8270

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br