Ensino e aprendizagem da trigonometria com o auxílio do software GeoGebra

Autores

  • Reinaldo Oliveira Reis Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eduardo Delcides Bernardes Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

TIC, sequência didática, trigonometria, GeoGebra, registros de representação

Resumo

As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) têm sido ferramentas com potencial importante no processo de ensino e aprendizagem, razão pela qual se transformaram em instrumentos de pesquisa, notadamente na Educação Matemática. Nesse contexto, compete-nos apresentar os resultados obtidos durante o período de execução do projeto “Ensino e Aprendizagem da Trigonometria com o auxílio do Software GeoGebra” que se desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional - GPEMAC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Nesse sentido, daremos ênfase às possíveis relações que emergem em sala de aula mediante a introdução de um ambiente computacional de aprendizagem, destacando o processo de coordenação entre os registros de representações referentes aos tópicos de Trigonometria sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries abordadas pelo presente projeto. Por fim, enumeramos as potencialidades do Software GeoGebra que mediam de forma positiva o ensino destes conceitos.


 

 

Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Reis Júnior, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui Licenciatura em Matemática pela UESC. Cursou, inclusive, o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, UESC, com início em 2009 e trancamento em 2011. Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC/DCET/UESC).

Eduardo Delcides Bernardes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2008)
Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz , Brasil

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Publicado

2017-02-03

Como Citar

Júnior, R. O. R., & Bernardes, E. D. (2017). Ensino e aprendizagem da trigonometria com o auxílio do software GeoGebra. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/8270

Edição

Seção

ARTIGOS