Ensino e aprendizagem da trigonometria com o auxílio do software GeoGebra
Mots-clés :
TIC, sequência didática, trigonometria, GeoGebra, registros de representaçãoRésumé
As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) têm sido ferramentas com potencial importante no processo de ensino e aprendizagem, razão pela qual se transformaram em instrumentos de pesquisa, notadamente na Educação Matemática. Nesse contexto, compete-nos apresentar os resultados obtidos durante o período de execução do projeto “Ensino e Aprendizagem da Trigonometria com o auxílio do Software GeoGebra” que se desenvolveu junto ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional - GPEMAC, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Nesse sentido, daremos ênfase às possíveis relações que emergem em sala de aula mediante a introdução de um ambiente computacional de aprendizagem, destacando o processo de coordenação entre os registros de representações referentes aos tópicos de Trigonometria sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries abordadas pelo presente projeto. Por fim, enumeramos as potencialidades do Software GeoGebra que mediam de forma positiva o ensino destes conceitos.
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