A presença das ideias de rousseau, pestalozzi e piaget nas pesquisas brasileiras sobre o laboratório de ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8881

Palavras-chave:

Rousseau, Pestalozzi, Piaget, laboratório de ensino de matemática

Resumo

Este artigo apresenta algumas ideias de Rousseau, Pestalozzi e Piaget que sustentam os argumentos favoráveis ao ensino de matemática e a formação de professores a partir dos laboratórios de ensino de matemática, do uso de materiais manipulativos e de atividades lúdicas e experimentais. O texto traz ainda os resultados de uma pesquisa bibliográfica que buscou analisar se trabalhos de mestrado e doutorado brasileiros fazem referência a algum daquele três pensadores ou a ideias alinhadas às suas. Constatamos que a maioria das pesquisas observadas, mesmo que não discutam diretamente as obras daqueles três nomes da educação, apontam argumentos que convergentes às suas propostas de ensino pautadas na observação, experimentação e manipulação de materiais concretos precedendo atividades com entes abstratos.

Biografia do Autor

Fernando Guedes Cury, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (2007 e 2011, respectivamente). Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática, atuando na pesquisa principalmente nos seguintes temas: história oral, formação de professores de matemática e história da educação matemática.

Referências

BERTON, N.E.;GASPAR, M.T.J. LEM da Universidade de Brasília: uma trajetória de pesquisa em Educação Matemática, apoio à formação do professor e interação com a comunidade. In: LORENZATO, S. (Org.). LEMna formação de professores.Campinas, SP: Autores Associados,2006, pp. 135-152.

COLONESE, P. H. O Laboratório de Construção do Saber Matemático na Universidade Severino Sombra: do Sonho à Realidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra,Vassouras/RJ, 2014.

FIORENTINI, D.Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, ano 3, n. 4,pp.1-37, 1995.

FIORENTINI, D.;MIORIM, M. A.Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim SBEM, Brasília, ano 4, n.7,pp.4-9, 1993.

GOLDENBERG, M.A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2003.

GOMES, S. C.Teorias de aprendizagem em matemática: um estudo comparativo à luz da Teoria da Objetificação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-graduação em Educação,UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte,Natal, 2016.

GROSS, R.; GRAMINHO,C. Rousseau e a educação da infância. In: VII CONGRESSO Nacional e Educação –EDUCERE. Anais...Curitiba, 2007, pp. 192-202.

LORENZATO, S. LEM e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S.(Org.). O LEM na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MESQUIDA, P. OMétodo em Pestalozzi: a matemática como caminho para a verdade. HISTEMAT. Brasília, Ano 2, n. 1,pp. 19-39, 2016.

NUNES, C. B. O Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 2010. Tese (Doutorado em Educação Matemática) -Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista,Rio Claro/SP, 2010.

OLIVEIRA NETO, J. A. Oficina de Máquinas: uma maneira de ensinar matemática para alunos do ensino médio.2010. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas)-Centro deCiências Exatas e Tecnológicas,Universidade Federal de São Carlos,São Carlos/SP, 2010.

OLIVEIRA, A.M.N. Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática: as razões de sua necessidade. 1983. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1983.

OLIVEIRA, S. S. Temas regionais em atividades de geometria: uma proposta na formação continuada de professores de Manaus (AM). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Instituto de Geociências e Ciências Exatas,Universidade Estadual Paulista,Rio Claro, 2004.

PESTALOZZI, J. H. Cartas sobre educação infantil. Madrid: Tecnos S.A., 1988.

PIAGET, J.La Epistemología Genética. Barcelona: A. Redondo, D.L., 1970.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.

RÊGO, R. M.;RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O LEM na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados,2006, pp. 39-56.

RODRIGUES, M. U.; SILVA, L. D.; FERREIRA, N. C. Clássicos da Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. In: D’AMBROSIO, B.; MIARKA, R. (orgs.). Clássicos na educação matemática brasileira: múltiplos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016, pp. 301-346.

ROUSSEAU, J. Emílio ou Da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

SOËTARD, M. Johann Pestalozzi. Recife: Massangana, 2010.

TURRIONI,A. M. S. O Laboratório de Educação Matemática na Formação inicial de professores. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Instituto de Geociências e Ciências Exatas,Universidade Estadual Paulista,Rio Claro/SP, 2004.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

Cury, F. G. (2017). A presença das ideias de rousseau, pestalozzi e piaget nas pesquisas brasileiras sobre o laboratório de ensino de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8881

Edição

Seção

ARTIGOS