A presença das ideias de rousseau, pestalozzi e piaget nas pesquisas brasileiras sobre o laboratório de ensino de matemática

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DOI :

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8881

Mots-clés :

Rousseau, Pestalozzi, Piaget, laboratório de ensino de matemática

Résumé

Este artigo apresenta algumas ideias de Rousseau, Pestalozzi e Piaget que sustentam os argumentos favoráveis ao ensino de matemática e a formação de professores a partir dos laboratórios de ensino de matemática, do uso de materiais manipulativos e de atividades lúdicas e experimentais. O texto traz ainda os resultados de uma pesquisa bibliográfica que buscou analisar se trabalhos de mestrado e doutorado brasileiros fazem referência a algum daquele três pensadores ou a ideias alinhadas às suas. Constatamos que a maioria das pesquisas observadas, mesmo que não discutam diretamente as obras daqueles três nomes da educação, apontam argumentos que convergentes às suas propostas de ensino pautadas na observação, experimentação e manipulação de materiais concretos precedendo atividades com entes abstratos.

Biographie de l'auteur-e

Fernando Guedes Cury, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (2007 e 2011, respectivamente). Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática, atuando na pesquisa principalmente nos seguintes temas: história oral, formação de professores de matemática e história da educação matemática.

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Publié-e

2017-07-01

Comment citer

Cury, F. G. (2017). A presença das ideias de rousseau, pestalozzi e piaget nas pesquisas brasileiras sobre o laboratório de ensino de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8881

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