A presença das ideias de rousseau, pestalozzi e piaget nas pesquisas brasileiras sobre o laboratório de ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.8881Parole chiave:
Rousseau, Pestalozzi, Piaget, laboratório de ensino de matemáticaAbstract
Este artigo apresenta algumas ideias de Rousseau, Pestalozzi e Piaget que sustentam os argumentos favoráveis ao ensino de matemática e a formação de professores a partir dos laboratórios de ensino de matemática, do uso de materiais manipulativos e de atividades lúdicas e experimentais. O texto traz ainda os resultados de uma pesquisa bibliográfica que buscou analisar se trabalhos de mestrado e doutorado brasileiros fazem referência a algum daquele três pensadores ou a ideias alinhadas às suas. Constatamos que a maioria das pesquisas observadas, mesmo que não discutam diretamente as obras daqueles três nomes da educação, apontam argumentos que convergentes às suas propostas de ensino pautadas na observação, experimentação e manipulação de materiais concretos precedendo atividades com entes abstratos.
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