A matemática para além do ensino e aprendizado de regras: cotidiano e experiência do trabalhador rural
Schlagworte:
etnomatemática, trabalhador rural, saber matemático, ensino, aprendizagemAbstract
A Matemática é parte integrante do nosso cotidiano. Constantemente estamos medindo, comparando, quantificando e buscando explicações para lidar com a realidade produzida em diferentes contextos sociais. Nessa perspectiva está a Etnomatemática, considerada uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se fazer matemática em distintos grupos culturais. Propomo-nos compreender o processo de construção do conhecimento matemático de trabalhadores rurais, os quais são necessários à atividade laboral. Para tanto, explorou-se aspectos quantitativos e qualitativos, que combinou a pesquisa bibliográfica com análise de dados, informações e aspectos observados na vida cotidiana de cinco trabalhadores rurais da comunidade São Lourencinho, localizada no município de Apodi, Rio Grande do Norte. Os achados da pesquisa serviram para reafirmar que os sistemas de conhecimento matemático provocam formas de raciocínio que potencializam questões de aprendizagem e valorizam saberes nascidos de experiências adquiridas na vida dos indivíduos.
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