Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação

Autores

  • Aldinete Silvino de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Iranete Maria da silva Lima Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

educação Matemática, educação do Campo, ensino de matemática, escolas do campo

Resumo

Refletimos  sobre uma  articulação  possível entre  a Educação  Matemática  e a  Educação  do Campo, com base em princípios fundantes destes domínios/paradigmas. Partimos da premissa que a matemática deve ser ensinada na perspectiva da transformação social. No contexto das escolas  do  Campo,  isto  significa  considerar  a  História  da  Educação  e  daslutas  dos  povos camponeses,  seu  lugar  de  pertencimento  e  os  ciclos  produtivos,  dentre  outros  elementos definidores  desta  escola. Para  que  os  conceitos  matemáticos  adquiram  sentido e  contribuam efetivamente  com  a  construção  da cidadania  e  emancipaçãodos  educandose  educandas, as dimensões política, social e cultural devem ser contempladasno ensino. Esse é, portanto, ofio condutor  da  nossa  reflexão que  culmina  com  a  apresentação  dedesafios passíveis  de  serem encontrados no percurso e algumas possibilidades de superaçãoque vislumbramos.

Biografia do Autor

Aldinete Silvino de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação Contemporânea pela UFPE no Centro Acadêmico do Agreste. Participa do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos - UFPE e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (GPEMCE) - UFPE. Especialista em Avaliação Educacional em Matemática - UFPE (2004). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - PE / Centro de Ensino Superior de Arcoverde - PE (1999). Atualmente é colaboradora voluntária do Projeto de Extensão: Educação do Campo, Agroecologia e Agricultura Familiar: núcleo de integração de saberes - UFPE. Tem experiência na área de educação, ensino de matemática, educação contextualizada, educação do campo, matemática aplicada a educação do campo, gestão escolar e coordenação pedagógica de projetos com ênfase em educação do campo.

Iranete Maria da silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Especialista em informática educativa e Mestre em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em matemática e informática pela Université Joseph Fourier (Grenoble-Fr), com pós-doutorado em didática da matemática pelo Institut Français de lÉducation - École Normale Supérieure de Lyon. Foi professora de matemática na rede estadual de ensino em Pernambuco (1982-2001) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (2009-2012). Atualmente é professora adjunto III da UFPE, atuando na graduação e no programa de mestrado em educação contemporânea (CAA/UFPE) e, também, no programa de mestrado em educação matemática e tecnológica (EDUMATEC/CE/UFPE). É coordenadora do núcleo de pesquisa, extensão e formação em educação do campo (NUPEFEC/UFPE). Tem experiência na área de educação, com ênfase no ensino de matemática. Pesquisa sobre a educação matemática e a educação do campo, com foco na formação inicial e continuada de professores, suas concepções e decisões didáticas, e na modelização de conhecimentos de professores e alunos sobre noções matemáticas estudadas na educação básica.

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Publicado

2014-02-16

Como Citar

Lima, A. S. de, & Lima, I. M. da silva. (2014). Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2218

Edição

Seção

ENSAIOS