Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação
Mots-clés :
educação Matemática, educação do Campo, ensino de matemática, escolas do campoRésumé
Refletimos sobre uma articulação possível entre a Educação Matemática e a Educação do Campo, com base em princípios fundantes destes domínios/paradigmas. Partimos da premissa que a matemática deve ser ensinada na perspectiva da transformação social. No contexto das escolas do Campo, isto significa considerar a História da Educação e daslutas dos povos camponeses, seu lugar de pertencimento e os ciclos produtivos, dentre outros elementos definidores desta escola. Para que os conceitos matemáticos adquiram sentido e contribuam efetivamente com a construção da cidadania e emancipaçãodos educandose educandas, as dimensões política, social e cultural devem ser contempladasno ensino. Esse é, portanto, ofio condutor da nossa reflexão que culmina com a apresentação dedesafios passíveis de serem encontrados no percurso e algumas possibilidades de superaçãoque vislumbramos.Références
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