Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação

Authors

  • Aldinete Silvino de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Iranete Maria da silva Lima Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

mathematics education, field education, teaching of mathematics, field schools

Abstract

Based  on  some  principles  of  Mathematics  Education  and  Field  Education,  we  reflect  on  a possible  relationship  between  these  two  domains/paradigms.  We  assume  that  mathematics should be taught from the perspective of social transformation. In the context of rural schools, this  means  considering  the  history  of  education  and  the  claims  of  people  who  lives  in  rural areas, their place of belonging and production cycles, among other defining elements of this school. Therefore, the political, social and cultural dimensions must necessarily be considered in  order  that  mathematical  concepts  becomes  meaningful  for  students,  and  contribute  to  the construction  of  citizenship  and  emancipation.  Thisis  the  conducting  wire  of  our  reflection that culminates with the presentation of some challenges that can be found on the course, as well as some possibilities to overcome.

Author Biographies

Aldinete Silvino de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação Contemporânea pela UFPE no Centro Acadêmico do Agreste. Participa do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos - UFPE e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (GPEMCE) - UFPE. Especialista em Avaliação Educacional em Matemática - UFPE (2004). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - PE / Centro de Ensino Superior de Arcoverde - PE (1999). Atualmente é colaboradora voluntária do Projeto de Extensão: Educação do Campo, Agroecologia e Agricultura Familiar: núcleo de integração de saberes - UFPE. Tem experiência na área de educação, ensino de matemática, educação contextualizada, educação do campo, matemática aplicada a educação do campo, gestão escolar e coordenação pedagógica de projetos com ênfase em educação do campo.

Iranete Maria da silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Especialista em informática educativa e Mestre em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em matemática e informática pela Université Joseph Fourier (Grenoble-Fr), com pós-doutorado em didática da matemática pelo Institut Français de lÉducation - École Normale Supérieure de Lyon. Foi professora de matemática na rede estadual de ensino em Pernambuco (1982-2001) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (2009-2012). Atualmente é professora adjunto III da UFPE, atuando na graduação e no programa de mestrado em educação contemporânea (CAA/UFPE) e, também, no programa de mestrado em educação matemática e tecnológica (EDUMATEC/CE/UFPE). É coordenadora do núcleo de pesquisa, extensão e formação em educação do campo (NUPEFEC/UFPE). Tem experiência na área de educação, com ênfase no ensino de matemática. Pesquisa sobre a educação matemática e a educação do campo, com foco na formação inicial e continuada de professores, suas concepções e decisões didáticas, e na modelização de conhecimentos de professores e alunos sobre noções matemáticas estudadas na educação básica.

References

ARROYO, M.; CALDART, R.; MOLINA, M. (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BARBOSA, L.; CARVALHO, D.; ELIAS, H. Educação do campo nas 10 edições do encontro nacional de educação matemática: uma retrospectiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA –ENEM, 11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 1-15.

BORBA, M.; SANTOS, S. Educação matemática: propostas e desafios. Eccos,São Paulo, v. 7, n. 2, p. 229-516, jul./dez. 2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº01 de 03 de abril de 2002. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução. Resolução nº02 de 28 de abril de 2008. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, 2008.

BRASIL. Decreto-Lei nº 7.352, de 5 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa de Educação na Reforma Agrária -PRONERA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Seção 1, nº. 212.Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000.

CALDART, R. Educação do Campo. In: CALDART, R. et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 259-267.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. 425f. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação,Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medoe ousadia: o cotidiano do professor. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREITAS,H. C. A. Rumos da Educação do Campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 35-49, abr. 2011. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2565/1753>. Acesso em: 19 de novembro de 2013.

FRIGOTTO, G. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, A. et al. (Org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. 2. ed. rev. Florianópolis: Insular, 2011. p. 19-46.

KNIJNIK, G. Educação matemática, exclusão social e política do conhecimento. Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 16, 2001.

NOGUEIRA, P. H. Q.; MIRANDA, S. A. (Orgs.). Miguel González Arroyo: educador em diálogo com nosso tempo.Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: parâmetros curriculares de matemática para o ensino fundamental e médio. Recife: SE, 2012.

RIBEIRO, M. Educação rural.In: CALDART, R.et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

RIBEIRO, M. Desafios postos à educação do campo. HISTEDBR On-line, Campinas, n. 50, p. 150-171, mai. 2013.

ROSEIRA, N. Educação matemática e valores: das concepções dos professores à construção da autonomia. Brasília: Liberlivro, 2010.

SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.

SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica.Campinas, SP: Papirus, 2008.

VALERO, P. Consideraciones sobre el contexto y laeducación matemática para la democracia. Quadrante, Lisboa, v. 11, n. 1, 2002.

Published

2014-02-16

How to Cite

Lima, A. S. de, & Lima, I. M. da silva. (2014). Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2218

Issue

Section

ENSAIOS