A utilização de mapas conceituais no ensino superior na percepção de licenciandos em física

Autor/innen

  • Naíma Soltau Ferrão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Schlagworte:

cálculo, mapas conceituais, teoria da aprendizagem significativa, autoavaliação

Abstract

Os resultados e reflexões apresentados neste artigo resultaram de uma pesquisa qualitativa no campo da Educação Matemática, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na técnica do Mapeamento Conceitual de Novak. O objetivo foi verificar o potencial da técnica do mapeamento conceitual para a auto avaliação do conhecimento matemático de estudantes no Ensino Superior. Apresentamos as percepções e discutimos as respostas de licenciandos em Física a um questionário a respeito da utilização de mapas conceituais como elemento sinalizador da aprendizagem de Cálculo.

Autor/innen-Biografie

Naíma Soltau Ferrão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação Matemática - PUCSP

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Veröffentlicht

2013-11-18

Zitationsvorschlag

Ferrão, N. S. (2013). A utilização de mapas conceituais no ensino superior na percepção de licenciandos em física. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(2). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2230

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