Aprender Matemática com compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250302

Schlagworte:

ensino exploratório, raciocínio matemático, tarefas, processos de raciocínio, comunicação, ações do professor

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir como práticas de ensino exploratório podem ser promotoras do desenvolvimento da compreensão e do raciocínio matemáticos nos estudantes desde os anos iniciais. Começa por discutir, com base na literatura, o que se entende por ensino exploratório e designadamente o papel das tarefas e da comunicação matemática nesta abordagem. Clarifica o que se considera ser raciocínio matemático. Tipos e processos de raciocínio são também discutidos com base em diferentes autores. Os dados analisados correspondem a dois episódios da discussão coletiva de uma tarefa exploratória realizada no 2º ano de escolaridade, onde os processos de justificar, generalizar, comparar, classificar e exemplificar estão presentes. Conclui-se que as ações da professora são essenciais para que os alunos avancem no desenvolvimento da sua compreensão matemática e se envolvam em diferentes processos de raciocínio.

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Veröffentlicht

2021-08-03

Zitationsvorschlag

Serrazina, L. (2021). Aprender Matemática com compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250302

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Rubrik

Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática nos anos iniciais