Aprender Matemática com compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250302Parole chiave:
ensino exploratório, raciocínio matemático, tarefas, processos de raciocínio, comunicação, ações do professorAbstract
Este artigo tem como objetivo discutir como práticas de ensino exploratório podem ser promotoras do desenvolvimento da compreensão e do raciocínio matemáticos nos estudantes desde os anos iniciais. Começa por discutir, com base na literatura, o que se entende por ensino exploratório e designadamente o papel das tarefas e da comunicação matemática nesta abordagem. Clarifica o que se considera ser raciocínio matemático. Tipos e processos de raciocínio são também discutidos com base em diferentes autores. Os dados analisados correspondem a dois episódios da discussão coletiva de uma tarefa exploratória realizada no 2º ano de escolaridade, onde os processos de justificar, generalizar, comparar, classificar e exemplificar estão presentes. Conclui-se que as ações da professora são essenciais para que os alunos avancem no desenvolvimento da sua compreensão matemática e se envolvam em diferentes processos de raciocínio.
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