Recursos no ensino do conceito de área: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251543

Schlagworte:

área, matemática, professores de matemática, recursos

Abstract

Esta pesquisa teve por objetivo analisar os tipos e subtipos de recursos usados por professores que lecionam Matemática nos anos finais do ensino fundamental para o ensino do conceito de área. Adotou-se o conceito de recurso (Material, Humano e Sociocultural) proposto por Adler. Aplicou-se para 5 professores um formulário eletrônico com seis questões, constituído por duas seções. A primeira seção, composta por duas questões, abordou as características profissionais. A segunda seção, formada por quatro questionamentos, contemplou o uso de recursos pelos professores para o ensino do conceito de área. Os resultados mostraram que para promover o ensino desse objeto matemático no ambiente da sala de aula, os professores citam em mais ênfase recursos do tipo Material. Os resultados, ainda, destacam a relevância dos professores se aperfeiçoarem sobre a temática por meio de formações continuadas de curta ou longa duração.

Autor/innen-Biografien

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte. Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros. Mestre e doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco.

Andreza Santana da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE. Especialista em Ensino de Matemática pela faculdade escritor Osman da Costa Lins (FACOL). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (UPE - CMN).

Josinaldo José da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Pernambuco e mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba.

Lucas de Carvalho Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Pernambuco (2014), mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2017) e doutor em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2021).

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-05-27

Zitationsvorschlag

Pachêco, F. F. F., Silva, A. S. da, Silva, J. J. da, & Nascimento, L. de C. (2022). Recursos no ensino do conceito de área: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(1), 91–116. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251543

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