Recursos no ensino do conceito de área: um estudo com professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251543Mots-clés :
área, matemática, professores de matemática, recursosRésumé
Esta pesquisa teve por objetivo analisar os tipos e subtipos de recursos usados por professores que lecionam Matemática nos anos finais do ensino fundamental para o ensino do conceito de área. Adotou-se o conceito de recurso (Material, Humano e Sociocultural) proposto por Adler. Aplicou-se para 5 professores um formulário eletrônico com seis questões, constituído por duas seções. A primeira seção, composta por duas questões, abordou as características profissionais. A segunda seção, formada por quatro questionamentos, contemplou o uso de recursos pelos professores para o ensino do conceito de área. Os resultados mostraram que para promover o ensino desse objeto matemático no ambiente da sala de aula, os professores citam em mais ênfase recursos do tipo Material. Os resultados, ainda, destacam a relevância dos professores se aperfeiçoarem sobre a temática por meio de formações continuadas de curta ou longa duração.
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