O papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC antes e durante a pandemia da Covid-19: uma análise da política de ensino e de um programa educacional

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252237

Schlagworte:

coordenadores pedagógicos, TIDC, Covid-19, ações pedagógicas, política de ensino

Abstract

Este artigo apresenta um estudo sobre o papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC, antes e durante o período pandêmico da Covid-19. O estudo, de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, objetiva analisar o papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC, antes e durante o período de pandemia nos documentos oficiais da Rede Municipal do Recife e nos relatos desses sujeitos durante as aulas remotas emergenciais vivenciadas em 2020. Para tanto, foi realizada uma análise documental na Política Municipal do Ensino do Recife (PMER) e no Programa Escola do Futuro em Casa, no que se refere às Instruções Normativas e aos Ofícios Circulares. Para proceder à análise dos dados obtidos através dos documentos oficiais e no questionário online, optamos pela Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011). Os resultados revelaram que o papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC era acompanhar as atividades pedagógicas e validar os instrumentos pedagógicos, incentivando, mediando e articulando as práticas educativas e formativas com o uso das TDIC, a partir de ações coletivas e parcerias que contribuíram significativamente para atender às diversas demandas da comunidade escolar, no período de pandemia da Covid-19.

Autor/innen-Biografien

Elidiene Gomes de Oliveira Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, EDUMATEC, UFPE Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Tem Especialização em Tecnologia na Aprendizagem pelo Centro Universitário Senac de São Paulo na modalidade à distância . Possui Especialização em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Frassinetti do Recife. Foi tutora a distância em metodologia na EAD - COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AUGOSTINHO IKAS-CODAI-UFRPE no período de 2012 a 2015. É professor I polivalente da Prefeitura Municipal de Recife desde 2003 e lecionou Matemática e Ciências em turmas de jovens e adultos (2011 a 2019).

Thelma Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrado e doutorado em Inovação Educativa (Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha). Licenciada em Letras, com especialização em Linguística. Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Estuda mídias digitais na educação; redes sociais e digitais na educação; formação online; cultura digital; e mediações interculturais. Principais áreas de interesse: estruturas narrativas digitais, narrativas transmídias e storytellings, etnografias digitais, metodologias audiovisuais participativas, feminismos e empoderamentos.

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Veröffentlicht

2022-05-27

Zitationsvorschlag

Lima, E. G. de O., & Alves, T. P. (2022). O papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC antes e durante a pandemia da Covid-19: uma análise da política de ensino e de um programa educacional. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(1), 117–133. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252237

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ARTIGOS