O papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC antes e durante a pandemia da Covid-19: uma análise da política de ensino e de um programa educacional
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252237Parole chiave:
coordenadores pedagógicos, TIDC, Covid-19, ações pedagógicas, política de ensinoAbstract
Este artigo apresenta um estudo sobre o papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC, antes e durante o período pandêmico da Covid-19. O estudo, de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, objetiva analisar o papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC, antes e durante o período de pandemia nos documentos oficiais da Rede Municipal do Recife e nos relatos desses sujeitos durante as aulas remotas emergenciais vivenciadas em 2020. Para tanto, foi realizada uma análise documental na Política Municipal do Ensino do Recife (PMER) e no Programa Escola do Futuro em Casa, no que se refere às Instruções Normativas e aos Ofícios Circulares. Para proceder à análise dos dados obtidos através dos documentos oficiais e no questionário online, optamos pela Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011). Os resultados revelaram que o papel dos coordenadores pedagógicos com o uso das TDIC era acompanhar as atividades pedagógicas e validar os instrumentos pedagógicos, incentivando, mediando e articulando as práticas educativas e formativas com o uso das TDIC, a partir de ações coletivas e parcerias que contribuíram significativamente para atender às diversas demandas da comunidade escolar, no período de pandemia da Covid-19.Riferimenti bibliografici
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