Promovendo os elementos do conhecimento do letramento probabilístico no ensino médio no contexto da loteria da Mega-Sena
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261991Schlagworte:
Letramento Probabilístico, Significados de probabilidade, Probabilidade e Estatística, Ensino Médio, Sorteio lotérico da Mega-SenaAbstract
Esta investigação qualitativa buscou analisar de que maneira o trabalho com loterias, em específico a Mega-Sena, pode promover o letramento probabilístico, proposto por Iddo Gal, em estudantes do 2º ano do ensino médio. Participaram deste estudo 28 discentes, com idades variando entre 16 e 17 anos de uma escola da rede privada de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – Brasil. Os instrumentos de coleta de dados consistiram nas produções escritas, referentes às tarefas realizadas por esses estudantes, bem como nas anotações feitas em um diário de campo por um dos autores. A sequência didática possibilitou a abordagem inicial dos elementos do letramento probabilístico, de modo contextualizado. Nesta perspectiva, observou-se que as crenças, em determinados momentos, sobrepuseram-se aos próprios conhecimentos demonstrados pelos discentes. Além disso, a sequência contribuiu com o entendimento de conceitos probabilísticos e promoveu a integração destes à estatística, motivando, assim, os discentes para a aprendizagem. De fato, essa constatação reforça a relevância do emprego de práticas educativas voltadas ao ensino de probabilidade, numa perspectiva de desenvolvimento do letramento probabilístico, mediante variados contextos.
Literaturhinweise
ALMEIDA, C.; CASAS GARCÍA, L.; LUENGO GONZALEZ, R. Estudo da Estrutura Cognitiva dos alunos dos 9º (14-15 anos de idade) e 12º anos (17-18 anos de idade) de escolaridade sobre o conceito de Probabilidade: o contributo das Teorias dos Conceitos Nucleares e dos Conceitos Threshold. Relime, v. 20, n. 1, p. 9-38, 2017. https://doi.org/10.12802/relime.17.2011.
ALSINA, A.; VÁSQUEZ, C.; MUÑIZ-RODRÍGUEZ, L.; RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L. J. ¿Cómo promover la alfabetización estadística y probabilística en contexto? Estrategias y recursos a partir de la COVID-19 para Educación Primaria. Revista Épsilon, n. 104, p. 99-128, 2020.
BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática, 2001.
BATANERO, C. Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Relime, v. 8, n. 3, p. 247-263, 2005.
BATANERO, C. Understanding randomness: challenges for research and teaching. Plenary lecture. Ninth European Congress of Research in Mathematics Education. Praga, Charles University p. 1-25, 2015.
BATANERO, C. Posibilidades y retos de la enseñanza de la probabilidad en la educación primaria. Actas del Sexto Congreso Uruguayo de educación matemática. Montevideo, p. 1-8, 2016.
BATANERO, C. Treinta años de investigación en educación estocástica: Reflexiones y desafíos. In: Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. Anais do CIVEEST III, 2019.
BATANERO, C.; ROMERO, L. S. La aleatoriedad, sus significados e implicaciones educativas. UNO, n. 5, p. 15-28, 1995.
BATANERO, C., HENRY M., & PARZYSZ, B. The nature of chance and probability. In: JONES, G. A. (Org.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and Learning. New York, NY: Springer. p. 15-37, 2005.
BATANERO, C. & DIAZ, C. Probabilidad, grado de creencia y proceso de aprendizaje. Jornadas Nacionales de Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas. Anais do XIII Jornadas Nacionales de Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas. Granada, 2007.
BOGDAN, R. C., BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto: Porto Editora, 1994.
BOROVCNIK, M. Probabilistic thinking and probability literacy in the context of risk. Educação Matemática e Pesquisa, v. 18, n. 3, p. 1491-1516, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2018.
CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. da. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. de Q. e S.; ALMOULOUD, S. A. (org) Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, p. 19-44, 2010.
COSTA JÚNIOR, José Roberto; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. A importância do letramento estatístico na Licenciatura em Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 9, n. 19, p. 624-646, jul./out. 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.624-646.
ESTRELLA, S.; ALVARADO, H.; OLFOS, R.; RETAMAL, L. Desarrollo de la alfabetización probabilística: textos argumentativos de estudiantes. Revista Paradigma, V. 40, n. 1, p. 280-304, 2019.
EUGÊNIO, R. DAS S., MONTEIRO, C. E. F., & CARVALHO, L. M. T. L. Letramento probabilístico de professores de matemática do ensino fundamental: reflexões da formação continuada. Zetetiké, v. 30, n. 1, p. 1-18, 2022.
GAL, I. Adults’ statistical literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
GAL, I. Towards "probability literacy" for all citizens: building blocks and instructional dilemmas. In: G. A. Jones (Ed.), Exploring Probability in school: Challenges for teaching and learning. Nova Iorque: Springer, p. 39-63, 2005.
GAL, I. Promoting statistical literacy: challenges and reflections with a brazilian perspective. In: MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de (org.). Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: Editora UFPE, p. 37-59, 2021.
HERZOG, R. C. B.; BALLEJO, C. C.; ODY, M. C.; BRAGA, E. R.; VIALI, L. Probabilidade na educação básica: uma proposta de jogo como recurso didático. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, Pernambuco, v. 10, n. 2, p. 1-14, mai./ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.239544.
KINGSTON, M.; TWOHILL, A. Young children’s use of subjective thinking in response to probabilistic tasks. Statistics Education Research Journal, v. 21, n. 3, 2022. https://doi.org/10.52041/serj.v21i3.8
LEÓN, N. Explorando las nociones básicas de probabilidad a nivel superior. Revista Paradigma, v. 19, n. 2, p. 125-143, 2015. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.1998.p125-143.id213
LOPES, C. A. E. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Caderno Cedes, v. 28, n.74, p. 57-73, jan./abr. 2008.
LOPES, C. A. E. Os desafios para a Educação Estatística no currículo de Matemática. In: Celi Espasandin Lopes; Cileda de Queiroz Silva Coutinho; Saddo Ag Almouloud (Orgs.), Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, p. 47-64, 2010.
LOPES, C. A. E.; MENDONÇA, L. O. Prospectivas para o estudo de probabilidade e da estatística no ensino fundamental. Vidya, v. 36, n. 2, p. 293-314, 2016.
LOPES, C.E.; SOUZA, L.O. Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica. Educ. Matem. Pesq., v. 18, n. 3, p. 1465- 1489, 2016.
ODY, M. C.; VIALI, L. Alfabetização, letramento e literacia: da aquisição e das habilidades de leitura, de escrita e de cálculo, à utilização de suas competências na estatística e na probabilidade. Actas del VII CIBEM (Congresso Ibero Americano de Educação Matemática). Montevideo, 2013.
ORTIZ, J.; BATANERO, C.; SERRANO, L. El lenguaje probabilístico en los libros de texto. Suma, v. 38, p. 5-14, 2001.
RODRIGUES, M. R. Estudos sobre as concepções de professores do ensino básico em relação à aleatoriedade e a probabilidade (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2018.
SANTANA, M. R. M. de; BORBA, R. E. S. de R. O ensino de probabilidade nos anos iniciais: um olhar sobre a abordagem nos livros didáticos. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, Pernambuco, v. 7, n. 1, p. 1-20, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.239544.
VÁSQUEZ, C.; ALSINA, Á. Diseño, Construcción Y Validación De Una Pauta De Observación De Los Significados De La Probabilidad En El Aula De Educación Primaria. REVEMAT, v. 14. Edição Especial Educação Estatística, p. 1-20, 2019.
VÁSQUEZ, C.; ALSINA, Á.; PINCHEIRA, N. GEA, M. M.; CHANDIA, E. Una primera aproximación a la caracterización de un modelo para una enseñanza eficaz de la probabilidad a partir de las primeras edades. Anais do Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, Chile, p. 1-10, 2019.
VÁSQUEZ, C.; RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L.; MUÑIZ-RODRÍGUEZ, L.; ALSINA, Á. ¿Cómo promover la alfabetización probabilística en contexto? Estrategias y recursos a partir de la COVID-19 para la Educación Secundaria. Números, v. 104, p. 239-260, 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Elisabete Rambo Braga, Clarissa Coragem Ballejo, Magnus Cesar Ody, Lori Viali

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.