Promoting the Probabilistic Literacy in high school in the context of the Mega-Sena lottery

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261991

Keywords:

Probabilistic literacy, probability meanings, probability and statistics, High School, Mega-Sena lottery draw

Abstract

This qualitative investigation, also supported by quantitative data, sought to analyze how working with lotteries, in particular the Mega-Sena, can promote the knowledge elements of probabilistic literacy, proposed by Iddo Gal, in students of the 2nd year of high school. The study included 28 students, aged between 16 and 17 years old, from a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brazil. The data collection instruments consisted of written productions – referring to the tasks performed – by these students, as well as notes made in a field diary by one of the authors. The didactic sequence initially promoted the approach to the elements of probabilistic knowledge. In addition, it contributed to the understanding of probabilistic concepts and enabled their integration to statistics, in a contextualized way, thus motivating students to learn. In fact, this finding reinforces the relevance of using educational practices aimed at teaching probability, from a perspective of developing probabilistic literacy, through different contexts.

Author Biographies

Elisabete Rambo Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Especialização em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências e Matemática -PUCRS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Tecnologias Digitais.

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009) e especialista em Informática na Educação (2013) e em Docência no Ensino Superior (2019), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui Mestrado (2015) e Doutorado (2021) em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística e Tecnologias educacionais.

Magnus Cesar Ody, Faculdades Integradas de Taquara

Graduação em Matemática pelas Faculdades Integradas de Taquara - Faccat. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutorado Sanduíche junto à Universidade de Granada, Espanha. Professor da rede pública do Rio Grande do Sul e docente dos cursos de Licenciatura da Faccat. Coordenador Institucional do PIBID. Coordenador do Curso de Matemática da Faccat. Membro do Núcleo de Inovação Acadêmica (NIA), do Comitê de Pesquisa e do Comitê de Ética em Pesquisa da Faccat. Formador Nacional e Assessor Pedagógico do Programa A União Faz a Vida (PUFV). Experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística. Membro do GT12 - Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Grupo de Investigação em Educação Estatística e Probabilística - IEEP - PUCRS. Membro do Corpo Editorial da Revista Form@ação de Professores em Revista e da Revista Educacional Interdisciplinar (REDIN) - Faccat.

Lori Viali, Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. É professor titular aposentado (20 horas) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular aposentado (30 horas) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

References

ALMEIDA, C.; CASAS GARCÍA, L.; LUENGO GONZALEZ, R. Estudo da Estrutura Cognitiva dos alunos dos 9º (14-15 anos de idade) e 12º anos (17-18 anos de idade) de escolaridade sobre o conceito de Probabilidade: o contributo das Teorias dos Conceitos Nucleares e dos Conceitos Threshold. Relime, v. 20, n. 1, p. 9-38, 2017. https://doi.org/10.12802/relime.17.2011.

ALSINA, A.; VÁSQUEZ, C.; MUÑIZ-RODRÍGUEZ, L.; RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L. J. ¿Cómo promover la alfabetización estadística y probabilística en contexto? Estrategias y recursos a partir de la COVID-19 para Educación Primaria. Revista Épsilon, n. 104, p. 99-128, 2020.

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática, 2001.

BATANERO, C. Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Relime, v. 8, n. 3, p. 247-263, 2005.

BATANERO, C. Understanding randomness: challenges for research and teaching. Plenary lecture. Ninth European Congress of Research in Mathematics Education. Praga, Charles University p. 1-25, 2015.

BATANERO, C. Posibilidades y retos de la enseñanza de la probabilidad en la educación primaria. Actas del Sexto Congreso Uruguayo de educación matemática. Montevideo, p. 1-8, 2016.

BATANERO, C. Treinta años de investigación en educación estocástica: Reflexiones y desafíos. In: Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. Anais do CIVEEST III, 2019.

BATANERO, C.; ROMERO, L. S. La aleatoriedad, sus significados e implicaciones educativas. UNO, n. 5, p. 15-28, 1995.

BATANERO, C., HENRY M., & PARZYSZ, B. The nature of chance and probability. In: JONES, G. A. (Org.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and Learning. New York, NY: Springer. p. 15-37, 2005.

BATANERO, C. & DIAZ, C. Probabilidad, grado de creencia y proceso de aprendizaje. Jornadas Nacionales de Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas. Anais do XIII Jornadas Nacionales de Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas. Granada, 2007.

BOGDAN, R. C., BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto: Porto Editora, 1994.

BOROVCNIK, M. Probabilistic thinking and probability literacy in the context of risk. Educação Matemática e Pesquisa, v. 18, n. 3, p. 1491-1516, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2018.

CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. da. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. de Q. e S.; ALMOULOUD, S. A. (org) Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, p. 19-44, 2010.

COSTA JÚNIOR, José Roberto; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. A importância do letramento estatístico na Licenciatura em Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 9, n. 19, p. 624-646, jul./out. 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.624-646.

ESTRELLA, S.; ALVARADO, H.; OLFOS, R.; RETAMAL, L. Desarrollo de la alfabetización probabilística: textos argumentativos de estudiantes. Revista Paradigma, V. 40, n. 1, p. 280-304, 2019.

EUGÊNIO, R. DAS S., MONTEIRO, C. E. F., & CARVALHO, L. M. T. L. Letramento probabilístico de professores de matemática do ensino fundamental: reflexões da formação continuada. Zetetiké, v. 30, n. 1, p. 1-18, 2022.

GAL, I. Adults’ statistical literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.

GAL, I. Towards "probability literacy" for all citizens: building blocks and instructional dilemmas. In: G. A. Jones (Ed.), Exploring Probability in school: Challenges for teaching and learning. Nova Iorque: Springer, p. 39-63, 2005.

GAL, I. Promoting statistical literacy: challenges and reflections with a brazilian perspective. In: MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de (org.). Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: Editora UFPE, p. 37-59, 2021.

HERZOG, R. C. B.; BALLEJO, C. C.; ODY, M. C.; BRAGA, E. R.; VIALI, L. Probabilidade na educação básica: uma proposta de jogo como recurso didático. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, Pernambuco, v. 10, n. 2, p. 1-14, mai./ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.239544.

KINGSTON, M.; TWOHILL, A. Young children’s use of subjective thinking in response to probabilistic tasks. Statistics Education Research Journal, v. 21, n. 3, 2022. https://doi.org/10.52041/serj.v21i3.8

LEÓN, N. Explorando las nociones básicas de probabilidad a nivel superior. Revista Paradigma, v. 19, n. 2, p. 125-143, 2015. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.1998.p125-143.id213

LOPES, C. A. E. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Caderno Cedes, v. 28, n.74, p. 57-73, jan./abr. 2008.

LOPES, C. A. E. Os desafios para a Educação Estatística no currículo de Matemática. In: Celi Espasandin Lopes; Cileda de Queiroz Silva Coutinho; Saddo Ag Almouloud (Orgs.), Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, p. 47-64, 2010.

LOPES, C. A. E.; MENDONÇA, L. O. Prospectivas para o estudo de probabilidade e da estatística no ensino fundamental. Vidya, v. 36, n. 2, p. 293-314, 2016.

LOPES, C.E.; SOUZA, L.O. Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica. Educ. Matem. Pesq., v. 18, n. 3, p. 1465- 1489, 2016.

ODY, M. C.; VIALI, L. Alfabetização, letramento e literacia: da aquisição e das habilidades de leitura, de escrita e de cálculo, à utilização de suas competências na estatística e na probabilidade. Actas del VII CIBEM (Congresso Ibero Americano de Educação Matemática). Montevideo, 2013.

ORTIZ, J.; BATANERO, C.; SERRANO, L. El lenguaje probabilístico en los libros de texto. Suma, v. 38, p. 5-14, 2001.

RODRIGUES, M. R. Estudos sobre as concepções de professores do ensino básico em relação à aleatoriedade e a probabilidade (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2018.

SANTANA, M. R. M. de; BORBA, R. E. S. de R. O ensino de probabilidade nos anos iniciais: um olhar sobre a abordagem nos livros didáticos. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, Pernambuco, v. 7, n. 1, p. 1-20, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.239544.

VÁSQUEZ, C.; ALSINA, Á. Diseño, Construcción Y Validación De Una Pauta De Observación De Los Significados De La Probabilidad En El Aula De Educación Primaria. REVEMAT, v. 14. Edição Especial Educação Estatística, p. 1-20, 2019.

VÁSQUEZ, C.; ALSINA, Á.; PINCHEIRA, N. GEA, M. M.; CHANDIA, E. Una primera aproximación a la caracterización de un modelo para una enseñanza eficaz de la probabilidad a partir de las primeras edades. Anais do Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, Chile, p. 1-10, 2019.

VÁSQUEZ, C.; RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L.; MUÑIZ-RODRÍGUEZ, L.; ALSINA, Á. ¿Cómo promover la alfabetización probabilística en contexto? Estrategias y recursos a partir de la COVID-19 para la Educación Secundaria. Números, v. 104, p. 239-260, 2020.

Published

2024-12-18

How to Cite

Rambo Braga, E., Coragem Ballejo, C., Ody, M. C., & Viali, L. (2024). Promoting the Probabilistic Literacy in high school in the context of the Mega-Sena lottery. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 69–92. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261991

Issue

Section

ARTIGOS