Promovendo os elementos do conhecimento do letramento probabilístico no ensino médio no contexto da loteria da Mega-Sena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261991

Palavras-chave:

Letramento Probabilístico, Significados de probabilidade, Probabilidade e Estatística, Ensino Médio, Sorteio lotérico da Mega-Sena

Resumo

Esta investigação qualitativa buscou analisar de que maneira o trabalho com loterias, em específico a Mega-Sena, pode promover o letramento probabilístico, proposto por Iddo Gal, em estudantes do 2º ano do ensino médio. Participaram deste estudo 28 discentes, com idades variando entre 16 e 17 anos de uma escola da rede privada de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – Brasil. Os instrumentos de coleta de dados consistiram nas produções escritas, referentes às tarefas realizadas por esses estudantes, bem como nas anotações feitas em um diário de campo por um dos autores. A sequência didática possibilitou a abordagem inicial dos elementos do letramento probabilístico, de modo contextualizado. Nesta perspectiva, observou-se que as crenças, em determinados momentos, sobrepuseram-se aos próprios conhecimentos demonstrados pelos discentes. Além disso, a sequência contribuiu com o entendimento de conceitos probabilísticos e promoveu a integração destes à estatística, motivando, assim, os discentes para a aprendizagem. De fato, essa constatação reforça a relevância do emprego de práticas educativas voltadas ao ensino de probabilidade, numa perspectiva de desenvolvimento do letramento probabilístico, mediante variados contextos.

Biografia do Autor

Elisabete Rambo Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Especialização em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências e Matemática -PUCRS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Tecnologias Digitais.

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009) e especialista em Informática na Educação (2013) e em Docência no Ensino Superior (2019), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui Mestrado (2015) e Doutorado (2021) em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística e Tecnologias educacionais.

Magnus Cesar Ody, Faculdades Integradas de Taquara

Graduação em Matemática pelas Faculdades Integradas de Taquara - Faccat. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutorado Sanduíche junto à Universidade de Granada, Espanha. Professor da rede pública do Rio Grande do Sul e docente dos cursos de Licenciatura da Faccat. Coordenador Institucional do PIBID. Coordenador do Curso de Matemática da Faccat. Membro do Núcleo de Inovação Acadêmica (NIA), do Comitê de Pesquisa e do Comitê de Ética em Pesquisa da Faccat. Formador Nacional e Assessor Pedagógico do Programa A União Faz a Vida (PUFV). Experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística. Membro do GT12 - Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Grupo de Investigação em Educação Estatística e Probabilística - IEEP - PUCRS. Membro do Corpo Editorial da Revista Form@ação de Professores em Revista e da Revista Educacional Interdisciplinar (REDIN) - Faccat.

Lori Viali, Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. É professor titular aposentado (20 horas) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular aposentado (30 horas) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Rambo Braga, E., Coragem Ballejo, C., Ody, M. C., & Viali, L. (2024). Promovendo os elementos do conhecimento do letramento probabilístico no ensino médio no contexto da loteria da Mega-Sena. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 69–92. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261991

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ARTIGOS