Explorando os recursos de interação da mídia social TikTok na aprendizagem do conceito de fração
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263882Schlagworte:
Tecnologias Digitais, Vídeos Curtos, TikTok, Ferramenta Complementar de AprendizagemAbstract
Este artigo investigou a utilização de vídeos de matemática básica no TikTok para a aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Motivados pela integração crescente das tecnologias digitais na Educação Matemática e pelo uso das mídias sociais como ferramentas pedagógicas, buscamos responder: Como as visualizações e os compartilhamentos de vídeos curtos do TikTok podem ser utilizados como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental? O objetivo foi analisar o impacto das visualizações e dos compartilhamentos dos vídeos curtos do TikTok como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, identificando suas contribuições para o engajamento e a compreensão dos estudantes. Utilizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória, com coleta de dados que incluiu verificação das visualizações e compartilhamentos dos vídeos, avaliação de atividades de aprendizagem e entrevistas pós-produção. A análise foi feita por meio da triangulação de dados e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Os resultados mostraram que vídeos curtos, de um a três minutos, tiveram o maior número de acessos e melhores índices de retenção. Concluímos que há uma demanda por conteúdo instrucional em vídeos curtos, que são mais eficientes na retenção devido à capacidade de manter a atenção por períodos curtos e à facilidade de compartilhamento.
Literaturhinweise
ALMEIDA, F.; PACHECO, A.; COUTINHO, C. Utilização de vídeos educacionais por estudantes brasileiros. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 50, p. 123-140, 2020.
ALMEIDA, A. R.; RIBEIRO, M. Conhecimento especializado do professor que ensina matemática no tópico das frações: discutindo quantidades discretas. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 9, n. 11, p. 126-143, 2019. Disponível em: http://fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/trilhas/volume9_11/8.pdf. Acesso em: 07 abr. 2023.
AMORIM, S. TikTok Analytics: como interpretar dados e bombar sua conta. 2023. Disponível em: https://enotas.com.br/blog/tiktok-analytics/. Acesso em: 22 jul. 2024.
ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo Pesquisas Coletivamente em Educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em Ensino e Sala de Aula: Diferentes Vozes em uma Investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BORBA, M. de C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JÚNIOR, N. da R. C. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORBA, M. C.; XAVIER, J. F. Vídeos curtos na perspectiva dos seres- humanos-com-mídias e da Teoria da Atividade. INTERMATHS, v. 3, n. 2, p. 4-18, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11869. Acesso em: 17 maio. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 11 jan. 2023.
COSTA, R. F.; SOUTO, D. L. P. Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma construção coletiva. In: BORBA, M. C.; XAVIER, J. F.; SCHÜNEMANN, T. A. (Org.) Educação Matemática: múltiplas visões sobre Tecnologias Digitais, Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
DA ROCHA, C. J. T.; DE FARIAS, S. A. Metodologias Ativas de Aprendizagem Possíveis ao Ensino de Ciências e Matemática. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 69-87, 2020. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/METODOLOGIAS-ATIVAS-DE-APRENDIZAGEM-POSSÍVEIS-AO-DE-ROCHA-FARIAS. Acesso em: 26 jun. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GUO, P. J.; KIM, J.; RUBIN, R. How video production affects student engagement: An empirical study of MOOC videos. Sixth International Conference on Learning Analytics & Knowledge, 2019. In: Proceedings of […], p. 31-40, 2019.
HOBBS, R. Create to Learn: Introduction to Digital Literacies. John Wiley & Sons, 2018.
LÉVY, P. Cibercultura. Trad. C. I. Costa. 3. ed. São Paulo: LeLivros, 2010.
MAYER, R. E. Multimedia Learning. 2ª ed. New York: Cambridge University Press, 2009.
MONTEIRO, J. C. S. TikTok como Novo Suporte Midiático para a Aprendizagem Criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 1, n. 2, p. 5-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br?ipa?article?vieww?30795. Acesso em: 22 set. 2022.
OECHSLER, V. Comunicação Multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática. 2018. 311 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/65ecae71-0fa4-42ce-bd2b-a52acf7b78/content. Acesso em: 21 set. 2023.
SORIANO, V. A.; PLAZA, M. G.; PEREZ, M. L. P. M.; CLIMENT, J. C. N.; MARTINEZ, J. M. S.; MARTINEZ, D. S. Los conceptos fundamentales de las matemáticas através de la experiencia. Memorias del Programa de Redes-I3CE de calidad, innovación e investigación en docencia universitaria. Convocatoria 2020-21. Disponível em: http://hdl.handle.net/10045/121026. Acesso em: 06 ago. 2023.
STIRLING, E. What makes an effective educational video? Educational Media International, v. 57, n. 4, p. 365-377, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/ PMC5132380. Acesso em: 18 jul. 2024.
STOKEL-WALKER, C. TikTok Boom: China's Dynamite App and the Superpower Race for Social Media. London: Canbury Press, 2022.
TIKTOK. Make Your Day. 2024. Disponível em: https://www.tiktok.com/pt_BR/. Acesso em: 06 jul. 2024.
THEES, A. “Aprendi no YouTube!”: investigação sobre estudar matemática com videoaulas. 2019. 260 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338040413_APRENDI_NO_YOUTUBE_INVESTIGACOES_SOBRE_ESTUDAR_MATEMATICA_COM_VIDEOAULAS_I_learned_on_YouTube_research_on_studying_mathematics_with_videolessons. Acesso em: 02 jan. 2024.
WANG, Y. Influence of camera view on TikTok users’ presence, immersion, and adoption intent. Computers in Human Behavior, v. 110, n. 78, p. 106373-106379, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106373. Acesso em: 21 set. 2023.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Marinete Santana Wutke Welmer, Dr. Valdinei Cezar Cardoso

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

