Explorando os recursos de interação da mídia social TikTok na aprendizagem do conceito de fração

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263882

Parole chiave:

Tecnologias Digitais, Vídeos Curtos, TikTok, Ferramenta Complementar de Aprendizagem

Abstract

Este artigo investigou a utilização de vídeos de matemática básica no TikTok para a aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Motivados pela integração crescente das tecnologias digitais na Educação Matemática e pelo uso das mídias sociais como ferramentas pedagógicas, buscamos responder: Como as visualizações e os compartilhamentos de vídeos curtos do TikTok podem ser utilizados como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental? O objetivo foi analisar o impacto das visualizações e dos compartilhamentos dos vídeos curtos do TikTok como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, identificando suas contribuições para o engajamento e a compreensão dos estudantes. Utilizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória, com coleta de dados que incluiu verificação das visualizações e compartilhamentos dos vídeos, avaliação de atividades de aprendizagem e entrevistas pós-produção. A análise foi feita por meio da triangulação de dados e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Os resultados mostraram que vídeos curtos, de um a três minutos, tiveram o maior número de acessos e melhores índices de retenção. Concluímos que há uma demanda por conteúdo instrucional em vídeos curtos, que são mais eficientes na retenção devido à capacidade de manter a atenção por períodos curtos e à facilidade de compartilhamento.

Biografie autore

Marinete Santana Wutke Welmer, Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES

Mestranda em Ensino na Educação Básica pelo PPGEEB/CEUNES/UFES. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), Especialização em Matemática pela FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006), Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva pelo IFES (2021) e Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela UFPI (2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Possui trabalhos na área de Educação do Campo, Etnomatemática e Matemática nas séries finais do ensino fundamental. Membro do grupo Mídias e Matemática (MidMat) do CEUNES/UFES. Atualmente atua como professora de matemática da rede municipal de educação de São Mateus-ES.

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teorias da Didática da Matemática Francesa, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Uso de Jogos e Vídeos Digitais no ensino de matemática, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais da Informação e Comunicação. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Pubblicato

2024-12-10

Come citare

Wutke Welmer, M. S., & Cardoso, V. C. (2024). Explorando os recursos de interação da mídia social TikTok na aprendizagem do conceito de fração. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 139–163. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263882