Veredas Digitais: Caminhos para implementação das bases e diretrizes na tecnologia educacional

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264931

Schlagworte:

editorial, número temático, apresentação

Abstract

A edição temática Veredas Digitais: Caminhos para Implementação das Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional da Revista EM TEIA aborda os desafios e oportunidades da integração tecnológica na educação brasileira, explorando a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Computação e das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) das Licenciaturas. O debate destaca a necessidade de repensar currículos e formar professores preparados para atuar em uma sociedade digital, abordando temas como a plataformização da vida, dataficação e inclusão digital, especialmente com o apoio do Plano Nacional de Educação Digital (PNED). A edição enfatiza a relação entre educação e cultura digital, analisando como práticas educacionais podem ser transformadas por tecnologias emergentes, como inteligência artificial generativa, redes sociais, games e pensamento computacional. Além disso, reflete sobre desafios estruturais, desigualdades sociais e culturais, e o impacto do currículo formal, real e oculto na adoção tecnológica. Os artigos apresentam discussões sobre o uso do TikTok e games na educação, o pensamento computacional na infância e o potencial do ChatGPT nos processos de aprendizagem, oferecendo perspectivas inovadoras e críticas. A revista propõe uma abordagem inclusiva, que alie tecnologias digitais às especificidades das comunidades escolares, promovendo uma educação significativa e conectada às demandas do século XXI.

Autor/innen-Biografie

Raphael de França e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica

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Veröffentlicht

2024-12-10

Zitationsvorschlag

Costa, C. T. O. P. da, & Silva, R. de F. e. (2024). Veredas Digitais: Caminhos para implementação das bases e diretrizes na tecnologia educacional. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(2), 1–11. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264931