Veredas Digitais: Caminhos para implementação das bases e diretrizes na tecnologia educacional
DOI :
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264931Mots-clés :
editorial, número temático, apresentaçãoRésumé
A edição temática Veredas Digitais: Caminhos para Implementação das Bases e Diretrizes na Tecnologia Educacional da Revista EM TEIA aborda os desafios e oportunidades da integração tecnológica na educação brasileira, explorando a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Computação e das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) das Licenciaturas. O debate destaca a necessidade de repensar currículos e formar professores preparados para atuar em uma sociedade digital, abordando temas como a plataformização da vida, dataficação e inclusão digital, especialmente com o apoio do Plano Nacional de Educação Digital (PNED). A edição enfatiza a relação entre educação e cultura digital, analisando como práticas educacionais podem ser transformadas por tecnologias emergentes, como inteligência artificial generativa, redes sociais, games e pensamento computacional. Além disso, reflete sobre desafios estruturais, desigualdades sociais e culturais, e o impacto do currículo formal, real e oculto na adoção tecnológica. Os artigos apresentam discussões sobre o uso do TikTok e games na educação, o pensamento computacional na infância e o potencial do ChatGPT nos processos de aprendizagem, oferecendo perspectivas inovadoras e críticas. A revista propõe uma abordagem inclusiva, que alie tecnologias digitais às especificidades das comunidades escolares, promovendo uma educação significativa e conectada às demandas do século XXI.
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© Caio Túlio Olimpio Pereira da Costa, Raphael de França e Silva 2024

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