Função: Concepções daquele que ensina e daquele que aprende

Autores/as

  • Rogério Fernando Pires Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Benedito Antonio da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

função, concepção operacional, concepção estrutural, imagem do conceito, definição do conceito, saberes docentes

Resumen

O presente artigo é resultado de um estudo que teve por objetivo investigar como os professores concebem o conceito de função, como essa concepção reflete em seu trabalho em sala de aula e como essa noção é compreendida pelos estudantes. Os pressupostos teóricos que o embasaram foram ideias de Sfard, Vinner e Tardif. A pesquisa de caráter qualitativo, contou com a participação de cento e vinte e oito estudantes de duas escolas públicas de Ensino Médio e de uma universidade pública localizadas no interior do estado de São Paulo e dez professores dessas três instituições. O instrumento de coleta de dados constou de atividades realizadas por todos os estudantes participantes em dois momentos distintos, um questionário sobre o perfil dos professores e entrevistas com esses docentes. Os resultados mostraram que muito do que é feito pelo estudante é reflexo da prática do professor, e, além disso, que no Ensino Médio as concepções dos alunos transitam entre a operacional e a estrutural, sendo muito presente a concepção pseudoestrutural; já no Ensino Superior as concepções desveladas eram bem próximas da estrutural, porém, não foi possível identificar a reificação do conceito.

Biografía del autor/a

Rogério Fernando Pires, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação Matemática e Peofessor Visitante do departamento de Ciências Exatas e Tecnologias da Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia

Benedito Antonio da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Matemática e Professor Titular do Programa de Estudos Pós-Graduadaos em Educação Matemática da PUC-SP.

Citas

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PIRES, R. F. Função: Concepções de professores e estudantes dos ensinos Médio e Superior. 2013. 439 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

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Publicado

2015-03-31

Cómo citar

Pires, R. F., & Silva, B. A. da. (2015). Função: Concepções daquele que ensina e daquele que aprende. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2194

Número

Sección

ARTIGOS