Educação financeira: um instrumento de consciência econômica

Autores/as

  • Cales Alves da Costa Junior Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Olga Maria Barreiro Claro Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

matemática financeira, planejamento financeiro, educação financeira, pessoas físicas, pessoas jurídicas

Resumen

As taxas de juros têm sido amplamente divulgadas pelos jornais e revistas. Agências financeiras têm estabelecido condições de empréstimos, a partir das situações reais do público-alvo e analisado o potencial das transações financeiras com o comércio sem comprometimento da renda mensal dos tomadores. Diante da falta de planejamento, é possível ocorrer endividamento e desequilíbrio financeiro do indivíduo, a ponto de chegar a uma proporção maior, o desequilíbrio da nação. Para evitar tal gravidade, o governo Federal, juntamente com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), construíram um projeto piloto para implantar a educação financeira em algumas escolas públicas e capacitar educadores para atuarem em diversos espaços educacionais. Acompanhando essa tendência, a pesquisa aponta a importância da Matemática Financeira no cotidiano do brasileiro. Assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever, analisar e avaliar a importância de um planejamento financeiro, algumas operações financeiras, os cuidados ao solicitar financiamento, as taxas de juros e a implantação do ensino da educação financeira na escola. Para isso, estruturou-se em estudo de caso, no qual visa proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Nesse sentido, constatou-se que através do auxílio do conhecimento matemático, ambos, o financiando e o financiador poderão analisar as verdadeiras necessidades e condições para se tomar um empréstimo mais coerente cuja decisão conduza-o a um bom resultado, como no caso de uma empresa, a sua permanência no mercado, e de um consumidor primário, ao bom relacionamento no comércio.

Biografía del autor/a

Cales Alves da Costa Junior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante pesquisador do Grupo de Pesquisa Artes do Corpo e Grupo "Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática e Escola" no qual desenvolvo pesquisas e atividades na área da Comunicação Visual, Educação Matemática e Matemática Aplicada

Olga Maria Barreiro Claro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1976). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, matemática financeira, educação matemática.

Citas

AGUIAIS, E.G. As Moedas no Brasil. Jornal Opção, Goiânia, 05 ago. 2007. Disponível em http://meuartigo.brasilescola.com/. Acessado em novembro de 2012.

ASSAF NETO, A. “Matemática Aplicada e Suas Aplicações”. EditoraAtlas, 11ª edição, p. 15-144. 2009.

BOCCHI, J.I. As Crises Econômicas no Brasil: anos 60 e 70. Cadernos PUC (São Paulo), São Paulo, v. 8, p. 125-141, 1999.

Boletim do Banco Central do Brasil Brasília v. 47 Relatório 2011 P. 1 –223. Disponível em http://www.bcb.gov.br/?BOLETIM2011. Acessado em novembro de 2012.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

CERBASI, G. Educação Financeira nas Escolas. Disponível emhttp:// revistaepoca .globo.com/Vida-util/gustavo-cerbasi/noticia/2012/09/educacao-financeira-nas-escolas.html. Acessado em julho de 2012.

MAURICIOde C.e S. O Empréstimo a Juros no Pensamento Econômico de João Calvino. Revista eletrônica Ciências da Religião-História e Sociedade Volume 6, N.2, 2008. Disponível emhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/index/search/ advancedResults.Acessado em novembro de 2012.

MOREIRA, M. S. A Educação Financeira nas Escolas. Disponível em http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-educacao-financeira-nas-escolas.htm. Acessado em julho de 2012.

ROSA, J.R. e LIMA, R.A. A Importância do Planejamento Financeiro para Micro e Pequenas Empresas. Caderno de resumo XII INIC, VIII EPG e II INIC Jr -UNIVAP –2008.

SCIARRETTA, T.Educação Financeira Entra no Currículo de Escolas Públicas a Partir de 2012. Folha de São Paulo. Disponível em http://www1.folha.uol.com. br/mercado/851199-educacao-financeira-entra-no-curriculo-de-escolas-publicas-a-partir-de-2012.shtml.Acessado em julho de 2012.

SANTANA, A. Projeto de Lei Número 492 em 2009. Disponível em www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=93998. Acessado em julho de 2012.

SOUSA JÚNIOR, J.C.de. SEBRAE, “Série Negócio Próprio: como obter financiamento”. Disponível em www.sebrae. com.br.São Luís/MA. Pp. 1-23. 2002. Acessado em julho de 2012.

SILVA, F.R.A.da.Relação entre o Grau de Independência do Banco Central e a Taxa de Inflação do Brasil no Período de 1984 a 2003. CUIABÁ-MT 2004. Disponível em http://201.2.114.147/bds/BDS.nsf/6093F46A08D0C5D603256EB7006BD739/$File/NT0006A41A.pdf. Acessado em novembro de 2012.

WILTGEN, J. Educação Financeira Para os Jovens. Disponível em http://www. abecs.org.br/site2012/noticiasInterna.asp?id=99. Acessado em novembro de 2012.

Publicado

2014-01-12

Cómo citar

da Costa Junior, C. A., & Claro, O. M. B. (2014). Educação financeira: um instrumento de consciência econômica. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2220

Número

Sección

ARTIGOS