Educação financeira: um instrumento de consciência econômica
Palavras-chave:
matemática financeira, planejamento financeiro, educação financeira, pessoas físicas, pessoas jurídicasResumo
As taxas de juros têm sido amplamente divulgadas pelos jornais e revistas. Agências financeiras têm estabelecido condições de empréstimos, a partir das situações reais do público-alvo e analisado o potencial das transações financeiras com o comércio sem comprometimento da renda mensal dos tomadores. Diante da falta de planejamento, é possível ocorrer endividamento e desequilíbrio financeiro do indivíduo, a ponto de chegar a uma proporção maior, o desequilíbrio da nação. Para evitar tal gravidade, o governo Federal, juntamente com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), construíram um projeto piloto para implantar a educação financeira em algumas escolas públicas e capacitar educadores para atuarem em diversos espaços educacionais. Acompanhando essa tendência, a pesquisa aponta a importância da Matemática Financeira no cotidiano do brasileiro. Assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever, analisar e avaliar a importância de um planejamento financeiro, algumas operações financeiras, os cuidados ao solicitar financiamento, as taxas de juros e a implantação do ensino da educação financeira na escola. Para isso, estruturou-se em estudo de caso, no qual visa proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Nesse sentido, constatou-se que através do auxílio do conhecimento matemático, ambos, o financiando e o financiador poderão analisar as verdadeiras necessidades e condições para se tomar um empréstimo mais coerente cuja decisão conduza-o a um bom resultado, como no caso de uma empresa, a sua permanência no mercado, e de um consumidor primário, ao bom relacionamento no comércio.
Referências
AGUIAIS, E.G. As Moedas no Brasil. Jornal Opção, Goiânia, 05 ago. 2007. Disponível em http://meuartigo.brasilescola.com/. Acessado em novembro de 2012.
ASSAF NETO, A. “Matemática Aplicada e Suas Aplicações”. EditoraAtlas, 11ª edição, p. 15-144. 2009.
BOCCHI, J.I. As Crises Econômicas no Brasil: anos 60 e 70. Cadernos PUC (São Paulo), São Paulo, v. 8, p. 125-141, 1999.
Boletim do Banco Central do Brasil Brasília v. 47 Relatório 2011 P. 1 –223. Disponível em http://www.bcb.gov.br/?BOLETIM2011. Acessado em novembro de 2012.
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
CERBASI, G. Educação Financeira nas Escolas. Disponível emhttp:// revistaepoca .globo.com/Vida-util/gustavo-cerbasi/noticia/2012/09/educacao-financeira-nas-escolas.html. Acessado em julho de 2012.
MAURICIOde C.e S. O Empréstimo a Juros no Pensamento Econômico de João Calvino. Revista eletrônica Ciências da Religião-História e Sociedade Volume 6, N.2, 2008. Disponível emhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/index/search/ advancedResults.Acessado em novembro de 2012.
MOREIRA, M. S. A Educação Financeira nas Escolas. Disponível em http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-educacao-financeira-nas-escolas.htm. Acessado em julho de 2012.
ROSA, J.R. e LIMA, R.A. A Importância do Planejamento Financeiro para Micro e Pequenas Empresas. Caderno de resumo XII INIC, VIII EPG e II INIC Jr -UNIVAP –2008.
SCIARRETTA, T.Educação Financeira Entra no Currículo de Escolas Públicas a Partir de 2012. Folha de São Paulo. Disponível em http://www1.folha.uol.com. br/mercado/851199-educacao-financeira-entra-no-curriculo-de-escolas-publicas-a-partir-de-2012.shtml.Acessado em julho de 2012.
SANTANA, A. Projeto de Lei Número 492 em 2009. Disponível em www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=93998. Acessado em julho de 2012.
SOUSA JÚNIOR, J.C.de. SEBRAE, “Série Negócio Próprio: como obter financiamento”. Disponível em www.sebrae. com.br.São Luís/MA. Pp. 1-23. 2002. Acessado em julho de 2012.
SILVA, F.R.A.da.Relação entre o Grau de Independência do Banco Central e a Taxa de Inflação do Brasil no Período de 1984 a 2003. CUIABÁ-MT 2004. Disponível em http://201.2.114.147/bds/BDS.nsf/6093F46A08D0C5D603256EB7006BD739/$File/NT0006A41A.pdf. Acessado em novembro de 2012.
WILTGEN, J. Educação Financeira Para os Jovens. Disponível em http://www. abecs.org.br/site2012/noticiasInterna.asp?id=99. Acessado em novembro de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

