Os professores e o uso das tecnologias digitais nas aulas remotas emergencias no contexto da pandemia da Covid-19 em Pernambuco

Autores/as

  • Nahara Morais Leite Universidade Federal de Pernambuco
  • Elidiene Gomes Oliveira de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Beatriz Gomes Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248154

Palabras clave:

formação, inclusão digital, Covid-19

Resumen

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o atual cenário da realidade dos professores de diversos níveis de ensino com a suspensão das atividades presenciais provocada pela pandemia do COVID-19. O objetivo é analisar a formação e a atuação dos professores no contexto das aulas remotas com a suspensão das atividades presenciais durante a pandemia da COVID 19. O estudo é qualitativo e exploratório, com análise das respostas de 254 sujeitos de diferentes níveis e redes de ensino. A coleta foi realizada no segundo mês de isolamento social em Pernambuco e os resultados indicam que a falta de infraestrutura para a realização das atividades e a fragilidade na formação dos docentes para o uso das tecnologias digitais são os elementos apontados como grandes obstáculos no sucesso das aulas remotas.

Biografía del autor/a

Nahara Morais Leite, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco.

Elidiene Gomes Oliveira de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco.

Ana Beatriz Gomes Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Citas

ALMEIDA, Maria E. Informática e formação de professores. Secretária de Educação e Distância. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

COSTA, Marília L. C. da; LINS, Abigail F. Trabalho colaborativo e utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 452-470, 2010.

CARVALHO, Ana Beatriz; ALVES, Thelma Panerai. Cultura digital e formação docente: o desenvolvimento de competências digitais para a sala de aula no contexto da sociedade em rede. In: SILVA, Adriana M. Paulo; FREIRE, Eleta (Orgs.). Pesquisas e práticas formativas: diálogos sobre a formação docente. Recife: Editora UFPE, 2018.

CAZELOTO, Edilson. Inclusão Digital: uma visão crítica. São Paulo: SENAC, 2008.

FERREIRA, Á e Lima; GOMES, A. V. da Silva; BRAGA, B. P.; BARACHO, L. C. A.; VIEIRA, M. C. L. de. BRITO, M. C. C.; MACHADO, Y. S. R. Sala de aula invertida: Uma proposta de inovação metodológica na formação de professores. Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação, Fortaleza, 2018.

RECIFE. Secretaria de Educação. Política de Ensino da Rede Municipal do Recife: ensino fundamental do 1º ao 9º ano / organização: Jacira Maria L’Amour Barreto de Barros, Katia Marcelina de Souza, Élia de Fátima Lopes Maçaira, 2015a. 372 p.: il. (Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, v. 3)

RECIFE. Secretaria de Educação. Política de ensino: Tecnologias na Educação / organização: Jacira Maria L’Amour Barreto de Barros, Élia de Fátima Lopes Maçaira, Katia Marcelina de Souza. – Recife: Secretaria de Educação, 2015. 84 p.: il. (Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, v. 5). 2015b

SILVA, Ricardo. Construção de indicadores para gestão de tecnologia de informação e comunicação na educação: um Estudo de Caso. 2017. Tese (Doutorado) - Programa de Pós graduação em Educação Matemática e Tecnologia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão social: A exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 214 p.

XAVIER, Carmélia Regina Silva; MAIA, Dennys Leite. Desenvolvimento Profissional, Tecnologia Digital e Conceitos Estatísticos na Formação de Professores que Ensinam Matemática. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4,2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 202-211.

Publicado

2020-10-09

Cómo citar

Leite, N. M., Lima, E. G. O. de, & Carvalho, A. B. G. (2020). Os professores e o uso das tecnologias digitais nas aulas remotas emergencias no contexto da pandemia da Covid-19 em Pernambuco. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.248154

Número

Sección

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19