Uma investigação sobre concepções acerca da Educação Financeira de alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254588Palabras clave:
tema contemporâneo transversal, educação financeira, letramento financeiro, competência crítica, comportamentalResumen
A partir de 2018, com a inserção do Tema Contemporâneo Transversal (TCT) Educação Financeira, na Base Nacional Comum Curricular, houve um aumento expressivo de pesquisas acadêmicas sobre esse tema. No entanto, há a necessidade de trabalhos que investiguem as concepções de Educação Financeira e apontem suas diferentes vertentes (letramento, crítica e comportamental). Nessa linha, este texto tem como objetivo analisar as concepções sobre Educação Financeira de alunos do Ensino Médio. Os dados foram coletados em uma turma de 34 alunos e organizados e analisados empregando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. No que se refere às concepções dos estudantes vimos que há um destaque ao conhecimento dos conceitos matemáticos e econômicos, no entanto eles não valorizam apenas a sua aquisição, mas o seu uso para a tomada de decisões eficazes, que proporcionem o bem-estar financeiro pessoal e coletivo. Por fim, concluímos com este estudo que o TCT Educação Financeira, contribui para a formação dos jovens na construção da criticidade e emancipação do sujeito, não se prendendo apenas à aquisição de conceitos matemáticos e econômicos.
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