A matemática e os sentidos manifestados nas competências específicas e habilidades do referencial curricular do Novo Ensino Médio no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254690Palabras clave:
educação matemática, filosofia da educação matemática, fenomenologia, currículo paranaenseResumen
Em 13 de agosto de 2021 foi aprovado e homologado o Referencial Comum Curricular para o Ensino Médio do Paraná, sendo este o documento norteador para o processo de ensino e elaborado a partir da Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 e homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento prescreve e indica compreensões sobre a matemática focado em competências e habilidades, porém, pouco exploradas. Nesse contexto, compreendemos importante ser investigada sob a seguinte interrogação: “como se mostra a matemática no Referencial Curricular do Novo Ensino Médio no Estado do Paraná? Para tanto, fomos aos sentidos da matemática que se manifestam nas competências específicas e habilidades do documento na área da Matemática e suas Tecnologias. De todo o movimento analítico realizado, nota-se que há uma forte indicação de descentralizar a matemática dela mesma, partindo daquilo que denominam de “realidade”. Ainda que a matemática seja um importante componente do currículo, podendo ser distinguido dos demais, ela é reposicionada e, portanto, condicionada a propósitos e valores específicos, como o seu papel na vida individual e coletiva.
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