Uma proposta de atividade para abordar áreas, volumes e proporções no Minecraft Education
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263552Palabras clave:
Minecraft Education, GBL, Áreas, Volumes, ProporçõesResumen
Neste trabalho apresentamos uma proposta de atividade, utilizando a metodologia Game Based Learning (GBL), para complementar e fixar os conteúdos de área, volume e proporção através do jogo Minecraft Education. Utilizando a simulação tridimensional do mundo, que o jogo oferece, propomos a construção de um condomínio de chácaras, onde os estudantes devem projetar espaços, coletar e processar materiais de construção e executar construções. Apresentamos questões matemáticas e formas de trabalhá-las segundo a mecânica do jogo. Neste processo, conceitos de área, volume e proporções são aplicados a problemas do mundo simulado, similares a problemas do mundo real.
Citas
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. DVS editora, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre, RS: Penso Editora, 2017.
BOS, Beth et al. Learning mathematics through Minecraft. Teaching Children Mathematics, v. 21, n. 1, p. 56-59, 2014. Disponível em: https://pubs.nctm.org/view/journals/tcm/21/1/article-p56.xml. Acesso em 3, Fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular (BNCC), 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 13, Abr. 2020.
DAWLEY, Lisa; DEDE, Chris. Situated learning in virtual worlds and immersive simulations. Handbook of research on educational communications and technology, p. 723-734, 2014.
DEZUANI, Michael; MACRI, Jo. Minecraft: Education edition for educational impact. Queensland University of Technology’s Digital Media Research Centre, v. 2, p. 1-148, 2020. Disponível em: https://research.qut.edu.au/dmrc/wp-content/uploads/sites/5/2019/10/MEE-Research.pdf. Acesso em 3, Fev. 2021.
DIAS, Natália Ferreira; ROSALEN, Marilena. Minecraft: Uma estratégia de ensino para aprender mais jogando. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014.
KUHN, Jeff. Minecraft: education edition. Calico journal, v. 35, n. 2, p. 214-223, 2018. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/90021922. Acesso em 10, Jun. 2024.
MINECRAFT EDUCATION. Sítio do Minecraft Education. Disponível em: https://education.minecraft.net/en-us. Acesso em 02, Jul. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thiago Pinguello de Andrade, Kátia Regina Vieira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.