Uma proposta de atividade para abordar áreas, volumes e proporções no Minecraft Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263552

Palavras-chave:

Minecraft Education, GBL, Áreas, Volumes, Proporções

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de atividade, utilizando a metodologia Game Based Learning (GBL), para complementar e fixar os conteúdos de área, volume e proporção através do jogo Minecraft Education. Utilizando a simulação tridimensional do mundo, que o jogo oferece, propomos a construção de um condomínio de chácaras, onde os estudantes devem projetar espaços, coletar e processar materiais de construção e executar construções. Apresentamos questões matemáticas e formas de trabalhá-las segundo a mecânica do jogo. Neste processo, conceitos de área, volume e proporções são aplicados a problemas do mundo simulado, similares a problemas do mundo real.

Biografia do Autor

Thiago Pinguello de Andrade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui, Licenciatura em Matemática pela Universidade Paranaense (Unipar), Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Parará (UTFPR), campus Cornélio Procópio (2015 - Atual). Atua na Graduação e é professor permanente do programa de pós graduação PROFMAT. Pesquisa na área de Equações Dispersivas.

Doutor em Matemática, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Magistério Superior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Kátia Regina Vieira, Serviço Social da Indústria – SESI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2001) e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (1993). Especialização pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado PROFMAT- UTFPR. Atualmente é professor titular - Secretaria de Estado da Educação, professor titular da Associação Assissense de Ensino S c Ltda e professora - Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica.

Mestre em Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora, Serviço Social da Indústria (SESI), Paraguaçu Paulista, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua da Constituição, 382, Jardim Paulista, Assis, São Paulo, Brasil, CEP: 19816-220.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Pinguello de Andrade, T., & Regina Vieira, K. (2024). Uma proposta de atividade para abordar áreas, volumes e proporções no Minecraft Education. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 112–137. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263552

Edição

Seção

ARTIGOS