Contribuições de um grupo de estudos em ensino exploratório de Matemática para a formação inicial do professor de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263947

Palabras clave:

Ensino Exploratório de Matemática, Formação Inicial do Professor de Matemática, Grupo de Estudo Colaborativo, Plano de Aula, Ensino de Matemática

Resumen

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um grupo de estudo de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma Universidade pública do Ceará, com o objetivo de analisar contribuições de práticas referentes à abordagem de ensino exploratório de Matemática (EEM) para a formação de futuros professores de Matemática desenvolvidas no contexto desse grupo. A investigação é de natureza qualitativa de caráter interpretativo, em que foi realizada uma análise baseada no diário de bordo da bolsista do grupo e nas respostas dos participantes a um questionário contendo perguntas relacionadas à temática de estudo e à participação nesse grupo. Como resultado foi evidenciado que a participação no grupo de estudo contribuiu para o desenvolvimento de práticas apoiadas no EEM, como: 1) a escolha de uma tarefa interessante e desafiadora, proporcionando aos sujeitos compreenderem a necessidade de considerar os conhecimentos prévios dos alunos no planejamento; 2) a prática de antecipar, propiciando ao professor mais preparo para o momento de ensino; 3) a prática de monitorar, que permitiu uma interação entre alunos e professor, e a construção do conhecimento de maneira investigativa; 4) as práticas de selecionar e de sequenciar, que proporcionaram um entendimento de como organizar e conduzir os conhecimentos matemáticos de maneira lógica; e 5) a prática de conectar, que possibilitou o entendimento de utilizar estratégias e conceitos discutidos durante a aula, a fim de contribuir para a conexão e a sistematização dos conhecimentos adquiridos.

Biografía del autor/a

Tyciane Araujo Braga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licencianda em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Alessandra Senes Marins, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará,

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Araujo Braga, T., & Marins, A. S. (2024). Contribuições de um grupo de estudos em ensino exploratório de Matemática para a formação inicial do professor de Matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 215–237. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263947

Número

Sección

ARTIGOS