Estudantes do ensino básico como desenvolvedores de jogos digitais
Schlagworte:
construcionismo, aprendizagem baseada em projetos, desenvolvimento de jogos digitais na educação, educação em Ciências e MatemáticaAbstract
A ideia de ter alunos como protagonistas no desenvolvimento de jogos digitais não é nova. O construcionismo de Papert (1993) tem sido revisitado por vários autores como Dondlinger & Student (2007), Squire (2003), Aguilera & Mendiz (2003) e Kafai (1995;2005;2006). A perspectiva construcionista (PAPERT, 1993) mostra-se cada vez mais viável uma vez que avanços tecnológicos tornaram mais acessíveis à programação de jogos digitais às crianças (RESNICK, 2007) e adequada para o desenvolvimento dos jogos digitais por que coloca o estudante como protagonista do seu aprendizado. Neste artigo apresentam-se elementos que sugerem que o professor tem um papel estratégico em propostas de integração entre o desenvolvimento de jogos digitais e as práticas curriculares ensino de ciências e matemática. Durante o desenvolvimento de jogos, os conceitos de diferentes disciplinas puderam ser revisados com plena atenção dos estudantes, que se engajaram para resolver problemas complexos.
Literaturhinweise
DE AGUILERA, M.; MENDIZ, A. Video games and education:education in the face of a “parallel school”. Computers in Entertainment (CIE), v. 1, n. 1, p. 1–10, 2003.
ALMEIDA, M. E. B. DE. O aprender e a informática: a arte do possível na formação do professor., Coleção Informática para a Mudança em Educação. Brasília: MEC/SEED/PROINFO. Recuperado agosto 2, 2011, de http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=40245, 1999.
AZEVEDO, A. B. DE; MORAES, E. A ação docente frente aos desafios tecnológicos. Razón y palabra, , n. 63, p. 10–. Recuperado junho 30, 2013, , 2008.
BAYTAK, A.; LAND, S. M. A case study of educational game design by kids and for kids. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 2, n. 2, p. 5242–5246, 2010.
BAYTAK, A.; LAND, S. M.; SMITH, B. K. CHILDREN AS EDUCATIONAL COMPUTER GAME DESIGNERS: AN EXPLORATORY STUDY. TOJET, v. 10, n. 4, 2011.
BORBA, M. DE C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Autêntica, 2001.
BOWMAN, R. F. A Pac-Man theory of motivation. Tactical implications for classroom instruction. Educational Technology, p. 14–17, 1982.
CARR, D. Contexts, gaming pleasures, andgendered preferences. Simulation & Gaming, v. 36, n. 4, p. 464–482. doi: 10.1177/1046878105282160, 2005.
CASSELL, J.; JENKINS, H. From Barbie to Mortal Kombat: Gender and Computer Games. MIT Press, 2000.
CHENG, G. Using game making pedagogy to facilitate student learning of interactive multimedia. Australasian Journal of Educational Technology, v. 25, n. 2, p. 204–220. Recuperado novembro 26, 2013, , 2009.
CLARK, K. Game design through mentoring and collaboration. Journal of Educational Multimedia and, v. 19, p. 5–22, 2010.
DELORS, J.; CHUNG, F.; GEREMEK, B.; et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação: Um Tesouro a Descobrir. São Paulo: UNESCO. Recuperado junho 27, 2012, de http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf, 1999.
DICKEY, M. D. Jiselle and the Royal Jelly: Power, Conflict and Culture in an Interdisciplinary Game Design Course. International Journal of Art & Design Education, v. 29, n. 2, p. 163–172. doi: 10.1111/j.1476-8070.2010.01637.x, 2010.
DIPIETRO, M.; FERDIG, R. E.; BOYER, J.; BLACK, E. W. Towards a Framework for Understanding Electronic Educational Gaming. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 16, n. 3, p. 225–248, 2007.
DISALVO, B. J.; CROWLEY, K.; NORWOOD, R. Learning in Context. Games and Culture, v. 3, n. 2, p. 131 –141, 2008.
DONDLINGER, M. J.; STUDENT, D. Educational video game design: A review of the literature. Journal of Applied Educational Technology, v. 4, n. 1, p. 21–31, 2007.
ECHEVERRÍA, A.; GARCÍA-CAMPO, C.; NUSSBAUM, M.; et al. A framework for the design and integration of collaborative classroom games. Computers & Education, v. 57, n. 1, p. 1127–1136. doi: 10.1016/j.compedu.2010.12.010, 2011.
GEE, J. P. What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy. Palgrave Macmillan, 2004.
GOLDSTEIN, J. H. Toys, play, and child development. Cambridge University Press, 1994.
GREENFIELD, P. M.; COCKING, R. R. Interacting with video. Greenwood Publishing Group, 1996.
HAREL, I.; PAPERT, S. Children Designers: Interdisciplinary Constructions for Learning and Knowing Mathematics in a Computer-Rich School. Ablex Publishing, 1991.
HARTMANN, T.; KLIMMT, C. Gender and Computer Games: Exploring Females’ Dislikes. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 11, n. 4, p. 910–931. doi: 10.1111/j.1083-6101.2006.00301.x, 2006.
HAYES, E. R.; GAMES, I. A. Making Computer Games and Design Thinking: A Review of Current Software and Strategies. Games and Culture, v. 3, n. 3-4, p. 309 –332, 2008.
HSU, H.-Y.; WANG, S.-K. Using Gaming Literacies to Cultivate New Literacies. Simulation & Gaming, v. 41, n. 3, p. 400–417. doi: 10.1177/1046878109355361, 2009.
JONASSEN, D. H.; LAND, S. M. Theoretical foundations of learning environments. Routledge, 2000.
KAFAI, Y. B. Minds in play: computer game design as a context for children’s learning. Routledge, 1995.
KAFAI, Y. B. The Classroom as “Living Laboratory”: Design-Based Research for Understanding, Comparing, and Evaluating Learning Science Through Design. Educational Technology, p. 29–34. Recuperado abril 26, 2011, , 2005.
KAFAI, Y. B. Playing and Making Games for Learning. Games and Culture, v. 1, n. 1, p. 36 –40. doi: 10.1177/1555412005281767, 2006.
KAFAI, Y. B.; RESNICK, M. (ORGS.). Constructionism in Practice: Designing, Thinking, and Learning in A Digital World. 1oed. Routledge, 1996.
MALONE, T. W. Toward a theory of intrinsically motivating instruction. Cognitive Science, v. 5, n. 4, p. 333–369. Recuperado julho 17, 2011, , 1981.
PAPERT, S. The Children’s Machine: Rethinking School In The Age Of The Computer. Basic Books, 1994.
PAPERT, S. A. Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Ideas. 2oed. Basic Books, 1993.
PRENSKY, M. Digital game-based learning. Computers in Entertainment (CIE), v. 1, n. 1, p. 21–21, 2003.
PRENSKY, M. Students as designers and creators of educational computer games: Who else? British Journal of Educational Technology, v. 39, n. 6, p. 1004–1019, 2008.
PROVENZO, E. F. Video kids: making sense of Nintendo. Harvard University Press, 1991.
RAMOS, P.; STRUCHINER, M. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE MATERIAIS INFORMATIZADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E DE SAÚDE. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 659–679. Recuperado agosto 6, 2012,2009.
RESNICK, M. Sowing the seeds for a more creative society. Learning and Leading with Technology, v. 35, n. 4, p. 18, 2007.
RURSCH, J. A.; LUSE, A.; JACOBSON, D. IT-Adventures: A Program to Spark IT Interest in High School Students Using Inquiry-Based Learning With Cyber Defense, Game Design, and Robotics. IEEE Transactions on Education, v. 53, n. 1, p. 71–79. doi: 10.1109/TE.2009.2024080, 2010.
SHAW, A. Putting the Gay in Games. Games and Culture, v. 4, n. 3, p. 228 –253, 2009.
SQUIRE, K. D. Video games in education. Int. J. Intell. Games &Simulation, v. 2, n. 1, p. 49–62, 2003.
VALENTE, José Armando. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo.Manuscrito não publicado, NIED: UNICAMP, 1997.
VIANNA, H. Pesquisa em educação a observação.Brasília DF: Liber Livros, 2007.
WANG, A. I. Extensive Evaluation of Using a Game Project in a Software Architecture Course. ACM Transactions on Computing Education, v. 11, n. 1, p. 1–28. doi: 10.1145/1921607.1921612, 2011.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

