L’Ingénierie Didactique-Informatique et la production de jeux mathématiques de simulation pour des situations didactiques

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262772

Mots-clés :

Ingénierie Didactique-Informatique, dévéloppement de logiciels éducatifs, jeu mathématique de simulation, Mankala Colhe Três, situations didactiques

Résumé

Cet article présente une partie des résultats d'une recherche doctorale visant à proposer un modèle de processus logiciel de l'Ingénierie Didactique-Informatique conçu spécifiquement pour les jeux mathématiques de simulation destinés aux situations didactiques. La recherche susmentionnée a motivé l'élargissement de la discussion apportée par l'Ingénierie Didactique-Informatique concernant les problèmes existants autour de la qualité des logiciels éducatifs et de leurs processus de production. Dans notre cas, nous cherchons à poursuivre les études de l'Ingénierie Didactique-Informatique en utilisant la version la plus récente de cette méthodologie de production de logiciels éducatifs dans la conception d'un jeu mathématique de simulation destiné à être utilisé dans des situations didactiques : le Mankala Colhe Três Digital. Grâce à cela, nous avons pu réaliser une analyse de l'utilisation de cette méthodologie pour un type de logiciel éducatif différent de ceux qui étaient utilisés jusqu'alors (environnements de simulation/micromondes) et, à la suite de cette analyse, proposer un modèle de processus de logiciel pour l'Ingénierie Didactique-Informatique spécifique pour des jeux mathématique de simulation pour des situations didactiques.

Bibliographies de l'auteur-e

Tarcisio Rocha dos Santos, Colégio de Aplicação da UFPE

Professor Efetivo de Matemática do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) desde 2016, no qual também foi Professor Substituto de Matemática entre os anos de 2014 e 2016. Realizou curso de Mestrado (de 2014 a 2016) e Doutorado (de 2019 a 2023) no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC-UFPE), tendo sua defesa de tese Aprovada em agosto de 2023. Durante o curso de doutorado desenvolveu atividades na Université du Québec en Outaouais - UQO (Gatineau-Canadá), por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE, entre os meses de fevereiro e julho de 2022, financiado pela instituição de fomento CAPES, por meio do qual desenvolveu importantes estudos teóricos acerca da Engenharia de Softwares Educativos e trouxe contribuições teóricas à metodologia de produção de softwares educativos Engenharia Didático-Informática (EDI), principalmente no que se refere à criação de um modelo de processo destinado aos jogos matemáticos de simulação para situações didáticas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UFPE. Atualmente participa do projeto de bilinguismo/DNL do Colégio de Aplicação-UFPE, que visa proporcionar aulas bilíngues francês-português de disciplinas não linguísticas para estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desenvolve pesquisas nas áreas de Didática da Matemática e de Educação Tecnológica, tendo como foco o uso de jogos para o ensino e aprendizagem de matemática e é membro do Grupo de Pesquisa Atelier Digitas - CAC/UFPE/CNPq, onde investiga a engenharia de artefatos para o ensino, inclusão e a sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/5899558790154003

Franck Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Mathématiques (1985), mestrado em Didactique Des Mathématiques (1986) e doutorado em Didactique des Mathématiques (1992) pela Universite Joseph Fourier (Grenoble I). Autor do software educativo cabri-géomètre e desenvolvedor das suas versões I, II e II plus nas plataformas MS-DOS, Windows, Macintosh e especificas para calculadoras da Texas Instruments. Atualmente e professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Matemática e informâtica, com ênfase em Geometria e Tecnologia Educativa (pesquisa e desenvolvimento) e ensino e divulgação da matemática e das ciências.

http://lattes.cnpq.br/8667486345431443

Péricles de Lima Sobreira, Université du Québec en Outaouais - UQO

Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Ciência da Computação pela Université Grenoble Alpes, França (reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco). Tem interesse nas seguintes áreas do conhecimento: estudo e desenvolvimento de softwares educativos; aprendizagem colaborativa auxiliada por computador; engenharia de software; pensamento computacional; utilização de tutores inteligentes no processo de ensino-aprendizagem; ensino à distância; interface homem-maquina; internet das coisas; arquitetura de sistemas computacionais e dispostivos de lógica programável. Atualmente é professor associado na Université du Québec en Outaouais (UQO), no Québec, Canadá.

http://lattes.cnpq.br/9783456845768459

Références

ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, n. 1, 2008.

ANDRADE, J. P. G.; LEAL, Y.; MONTEIRO, A.; ANDRE, R.; MACLYNE, D.; TELES, R.; GITIRANA, V. Mankala Colhe Três. In: GITIRANA, V.; TELES, R. A. M.; BELLEMAIN, P. M. B.; CASTRO, A.T.; ALMEIDA, I.A.C.; LIMA, P. F.; BELLEMAIN, F. (Org.). Jogos com Sucata na Educação Matemática, 1. ed. Recife: Editora UFPE, 2013. Cap 2, p. 25-38.

ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, J. Didáctica das Matemáticas. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. v. 1. cap. 4, p. 193-217.

BALACHEFF, N. La transposition informatique. Note sur un nouveau problème pour la didactique. In : ARTIGUE, M.; GRAS, R.; LABORDE, C.; TAVIGNOT, P. (eds) Vingtans de didactique des mathématiques en France. Grenoble : La pensée sauvage éditions, 1994. p. 364-370.

BELLEMAIN, F. A transposição informática na engenharia de softwares educativos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2015, Serra Negra. Livro de resumos [...]. Serra Negra: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2000.

BITTAR, M. Contribuições da teoria das situações didáticas e da engenharia didática para discutir o ensino de Matemática. In: TELES, R. A. M.; BORBA, R. E. S. R, MONTEIRO, C. E. F. (org) Investigações em Didática da Matemática. Recife: Editora UFPE, 2017.

BROUSSEAU, G. La théorie des situations didactiques. Curso ministrado na atribuição do título de Doutor Honoris Causa da Université de Montréal. 1997.

CHEVALLARD, Yves. La tranposición didáctica: Del saber sabio al saber enseñado. Tradução: GILMAN, C. Buenos Aires: Editora Aique, 1991.

GITIRANA, V.; TELES, R.; BELLEMAIN, P.; CASTRO, A.; CAMPOS, I.; LIMA, P.; BELLEMAIN, F. (Orgs.). Jogos com sucata na Educação Matemática. Recife: Editora UFPE, 2013.

MAGELA. R. Engenharia de Software Aplicada: Princípios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books Ltda, 2006.

MELO, M. S. L.; MONTENEGRO, G. M. M.; SANTOS, L. S.; MORAIS, M. D.; BELLEMAIN, P. M. B. Bingo dos Números Racionais. In: GITIRANA, V.; TELES, R. A. M.; BELLEMAIN, P. M. B.; CASTRO, A.T.; ALMEIDA, I.A.C.; LIMA, P. F.; BELLEMAIN, F. (Org.). Jogos com Sucata na Educação Matemática, 1. ed. Recife: Editora UFPE, 2013. Cap 6, p. 103-147.

RAMOS, C. S. Princípios da engenharia de Software educativo com base na engenharia didática: uma prototipação do Bingo dos Racionais. 2014. 111 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

SANTOS, T. R. Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos por meio de situações didáticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

SILVA, C. T. J. A Engenharia Didático-Informática na prototipação de um software para abordar o conceito de taxa de variação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

SILVA, A. D. Prototipação, desenvolvimento e validação de um micromundo com suportes para o ensino de área e perímetro. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

SIQUEIRA, J. E. M. Articulando os registros de representação semiótica das curvas cônicas através da integração de recursos computacionais. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Education, 2011.

TIBURCIO, R. S. Processo de Desenvolvimento de Software Educativo: um estudo da prototipação de um software para o ensino de função. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

TIBURCIO, R.; BELLEMAIN, F.; RODRIGUES, A. Concepção e evolução da engenharia didático-informática: uma proposta de metodologia para a produção de software educativo. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 4, p. 1-24, set. 2021.

TIBURCIO, R. S. A Engenharia Didático-Informática: uma metodologia para a produção de software educativo. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

Publié-e

2024-12-18

Comment citer

Santos, T. R. dos, Bellemain, F., & Sobreira, P. de L. (2024). L’Ingénierie Didactique-Informatique et la production de jeux mathématiques de simulation pour des situations didactiques. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 174–198. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262772

Numéro

Rubrique

ARTIGOS