A Engenharia Didático-Informática e a produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262772Palavras-chave:
Engenharia Didático-Informática, desenvolvimento de softwares educativos, jogo matemático de simulação, Mankala Colhe Três, Situações DidáticasResumo
O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo a proposição de um modelo de processo de software da Engenharia Didático-Informática destinado especificamente aos jogos matemáticos de simulação para situações didáticas. A investigação citada trouxe como motivação a ampliação da discussão trazida pela Engenharia Didático-Informática (EDI) acerca da problemática existente em torno da qualidade de softwares educativos e seus processos de produção. No nosso caso, buscamos dar seguimento aos estudos da EDI a partir da utilização da versão mais recente dessa metodologia de produção de software educativo na concepção de um jogo matemático de simulação destinado ao uso em situações didáticas: o Mankala Colhe Três Digital. Com isso, pudemos realizar uma análise do uso dessa metodologia para uma tipologia de software educativo diferente das que até então tinham sido utilizadas (ambientes de simulação/micromundos) e, como resultado dessa análise, propor um modelo de processo de software da EDI direcionado aos jogos matemáticos de simulação para situações didáticas.
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