A Engenharia Didático-Informática e a produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262772

Mots-clés :

Engenharia Didático-Informática, desenvolvimento de softwares educativos, jogo matemático de simulação, Mankala Colhe Três, Situações Didáticas

Résumé

O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo a proposição de um modelo de processo de software da Engenharia Didático-Informática destinado especificamente aos jogos matemáticos de simulação para situações didáticas. A investigação citada trouxe como motivação a ampliação da discussão trazida pela Engenharia Didático-Informática (EDI) acerca da problemática existente em torno da qualidade de softwares educativos e seus processos de produção. No nosso caso, buscamos dar seguimento aos estudos da EDI a partir da utilização da versão mais recente dessa metodologia de produção de software educativo na concepção de um jogo matemático de simulação destinado ao uso em situações didáticas: o Mankala Colhe Três Digital. Com isso, pudemos realizar uma análise do uso dessa metodologia para uma tipologia de software educativo diferente das que até então tinham sido utilizadas (ambientes de simulação/micromundos) e, como resultado dessa análise, propor um modelo de processo de software da EDI direcionado aos jogos matemáticos de simulação para situações didáticas.

Bibliographies de l'auteur

Tarcisio Santos, Colégio de Aplicação da UFPE

Professor Efetivo de Matemática do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) desde 2016, no qual também foi Professor Substituto de Matemática entre os anos de 2014 e 2016. Realizou curso de Mestrado (de 2014 a 2016) e Doutorado (de 2019 a 2023) no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC-UFPE), tendo sua defesa de tese Aprovada em agosto de 2023. Durante o curso de doutorado desenvolveu atividades na Université du Québec en Outaouais - UQO (Gatineau-Canadá), por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE, entre os meses de fevereiro e julho de 2022, financiado pela instituição de fomento CAPES, por meio do qual desenvolveu importantes estudos teóricos acerca da Engenharia de Softwares Educativos e trouxe contribuições teóricas à metodologia de produção de softwares educativos Engenharia Didático-Informática (EDI), principalmente no que se refere à criação de um modelo de processo destinado aos jogos matemáticos de simulação para situações didáticas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UFPE. Atualmente participa do projeto de bilinguismo/DNL do Colégio de Aplicação-UFPE, que visa proporcionar aulas bilíngues francês-português de disciplinas não linguísticas para estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desenvolve pesquisas nas áreas de Didática da Matemática e de Educação Tecnológica, tendo como foco o uso de jogos para o ensino e aprendizagem de matemática e é membro do Grupo de Pesquisa Atelier Digitas - CAC/UFPE/CNPq, onde investiga a engenharia de artefatos para o ensino, inclusão e a sustentabilidade.

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Franck Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Mathématiques (1985), mestrado em Didactique Des Mathématiques (1986) e doutorado em Didactique des Mathématiques (1992) pela Universite Joseph Fourier (Grenoble I). Autor do software educativo cabri-géomètre e desenvolvedor das suas versões I, II e II plus nas plataformas MS-DOS, Windows, Macintosh e especificas para calculadoras da Texas Instruments. Atualmente e professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Matemática e informâtica, com ênfase em Geometria e Tecnologia Educativa (pesquisa e desenvolvimento) e ensino e divulgação da matemática e das ciências.

http://lattes.cnpq.br/8667486345431443

Péricles de Lima Sobreira, Université du Québec en Outaouais - UQO

Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Ciência da Computação pela Université Grenoble Alpes, França (reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco). Tem interesse nas seguintes áreas do conhecimento: estudo e desenvolvimento de softwares educativos; aprendizagem colaborativa auxiliada por computador; engenharia de software; pensamento computacional; utilização de tutores inteligentes no processo de ensino-aprendizagem; ensino à distância; interface homem-maquina; internet das coisas; arquitetura de sistemas computacionais e dispostivos de lógica programável. Atualmente é professor associado na Université du Québec en Outaouais (UQO), no Québec, Canadá.

http://lattes.cnpq.br/9783456845768459

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Publiée

2024-12-18

Comment citer

Santos, T., Bellemain, F., & Sobreira, P. de L. (2024). A Engenharia Didático-Informática e a produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(3), 174–198. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262772

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ARTIGOS