O uso da lousa digital: possibilidades de cooperação em aulas de matemática

Auteurs

  • Sérgio Freitas de Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mots-clés :

lousa digital, formação em serviço, cooperação, aulas de matemática

Résumé

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tem o objetivo analisar possibilidades de cooperação com o uso da Lousa Digital em aulas de matemática. Os dados foram obtidos em encontros com um grupo de estudo constituído por professores de matemática, que discutiu possibilidades de uso da Lousa Digital em aulas de matemática. Nesse artigo usamos como referencial teórico estudos sobre cooperação em processos de construção de conhecimento. A análise evidenciou a possibilidade de se vivenciar momentos de cooperação com o uso da Lousa Digital, vinculados à abordagem do professor ao usar a Lousa Digital.

Références

BRANCO, Eguimara Selma. Possibilidades de Interatividade e Colaboração Online: Uma Proposta de Formação Continuada de Professores de Matemática. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2010.

DIAS, Paulo. Comunidades de Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa. 2001. Conselho Nacional de Educação (Org.). Actas do Seminário Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 85-94. Disponível em: <http://www.prof2000.pt/users/mfflores/teorica6_02.htm>. Acesso em 20 set. 2012.

GALLEGO, Domingo; GATICA, Nibaldo (coords.) Una ventana al mundo desde las aulas. Sevilla: Eduforma, 2010.

NAKASHIMA, Rosária Helena; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Práticas pedagógicas mediatizadas pela Lousa Digital. Virtual Educa, 2007. Disponível em: <http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/78-RN.pdf.>. Acesso em 14 abr. 2012.

OLIVEIRA, Ádamo; SCHERER, Suely. Formação continuada de professores de matemática: possibilidades de aprendizagem com o uso do software Klogo. 2011. Disponível em: http://www.ebrapem.com.br. Acesso em: 13 fev. 2012.

PIAGET, Jean. Psicologia da Inteligência. 2.ed. Tradução por Egléa de Alencar. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1972.

SCHERER, Suely. Uma Estética Possível para a Educação Bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. 2005. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005.

TIJIBOY, Ana Vilma et al. Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos. Informática na Educação: Teoria & Prática. V.2, n.1, Porto Alegre: UFRGS, 1999. p.19-28. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6267>. Acesso em: 4 set. 2012.

Téléchargements

Publiée

2014-02-16

Comment citer

Carvalho, S. F. de, & Scherer, S. (2014). O uso da lousa digital: possibilidades de cooperação em aulas de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2224

Numéro

Rubrique

ARTIGOS