O modelo teórico de análise da aprendizagem de Barbara Rogoff: discussão teórica e possibilidades de aplicação da análise de redes sociais
DOI :
https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.23025Mots-clés :
Barbara Rogoff, Teoria histórico-cultural, aprendizado, apropriação participatória, participação guiada, análise de redes sociaisRésumé
Este trabalho apresenta uma discussão sobre a teoria histórico-cultural em Barbara Rogoff. Foi analisado o trabalho da autora sobre o modelo de análise da aprendizagem em três planos: pessoal, interpessoal e comunitário, bem como os processos de desenvolvimento sobre a apropriação participatória, participação guiada e o aprendizado. Nosso objetivo foi analisar a concepção de aprendizado e desenvolvimento da autora e suas relações, e a metodologia usada para investigar a aprendizagem em culturas diferentes. Apresentamos uma abordagem complementar ao modelo de Rogoff, questionando a possibilidade de relacionar a sua abordagem teórica para o campo de Análise de Redes Sociais como suporte metodológico para a observação das atividades socioculturais.
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