O modelo teórico de análise da aprendizagem de Barbara Rogoff: discussão teórica e possibilidades de aplicação da análise de redes sociais

Autores

  • Carlos Henryque Pompeu Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Patricia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco
  • Candy Marques Laurendon Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.23025

Palavras-chave:

Barbara Rogoff, Teoria histórico-cultural, aprendizado, apropriação participatória, participação guiada, análise de redes sociais

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre a teoria histórico-cultural em Barbara Rogoff. Foi analisado o trabalho da autora sobre o modelo de análise da aprendizagem em três planos: pessoal, interpessoal e comunitário, bem como os processos de desenvolvimento sobre a apropriação participatória, participação guiada e o aprendizado. Nosso objetivo foi analisar a concepção de aprendizado e desenvolvimento da autora e suas relações, e a metodologia usada para investigar a aprendizagem em culturas diferentes. Apresentamos uma abordagem complementar ao modelo de Rogoff, questionando a possibilidade de relacionar a sua abordagem teórica para o campo de Análise de Redes Sociais como suporte metodológico para a observação das atividades socioculturais.

Biografia do Autor

Carlos Henryque Pompeu Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Tecnológica na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnologia (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Experiência profissional em Educação Superior nas áreas de Gestão Educacional, Marketing e Gestão Acadêmica, Criação de novos negócios e Programas de Desenvolvimento e Inovação. Desenvolveu e implantou projetos de educação inovadora, planejamento educacional, planejamento de centros de juventude, planejamento estratégico de marketing, desenvolvimento de novos produtos, seleção de equipes técnicas, monitoração de redes sociais, pesquisa de mercado, desenvolvimento local com organismos internacionais, cursos de ensino superior; parcerias institucionais, criação e mentoring de empresas Startups. Formado em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco- FCAP/UPE, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docência: Marketing, Planejamento Estratégico, Inovação e Redes Sociais na Universidade Anhembi Morumbi (SP), no SENAC(SP), MBA da Universidade de Pernambuco-FCAP/UPE e na Pós-Graduação do Centro Universitário Unijorge (BA) e no MBA da Faculdade Boa Viagem FBV-DEVRY(PE).

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

Gomes, C. H. P., Cavalcante, P. S., & Laurendon, C. M. (2017). O modelo teórico de análise da aprendizagem de Barbara Rogoff: discussão teórica e possibilidades de aplicação da análise de redes sociais. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 8(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v8i1.23025

Edição

Seção

ENSAIOS