O impacto dos jogos na educação superior
explorando novas fronteiras no ensino de tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.264090Parole chiave:
Jogos educacionais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Aprendizagem interativa, Colaboração em equipeAbstract
Este relato de experiência explora a utilização de jogos como ferramenta pedagógica no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A pesquisa foi conduzida em uma instituição de ensino superior e envolveu a implementação de jogos no início do curso, com o objetivo de avaliar seu impacto no engajamento, desenvolvimento de habilidades técnicas, colaboração e desempenho acadêmico dos alunos. Os dados foram coletados por meio de observações e análises de desempenho acadêmico durante o desenvolvimento. Os resultados indicaram que os jogos aumentaram significativamente o engajamento e a motivação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Além disso, facilitaram o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais, como programação, refatoração, aplicações em um ambiente de programação, prototipação de sistemas e conceitos para o uso da modelagem orientada a objetos. A promoção da colaboração e do trabalho em equipe foi outro benefício observado, com os alunos relatando uma melhor comunicação e troca de conhecimentos durante as atividades de construção dos jogos. Este estudo oferece insights valiosos para educadores e instituições de ensino, recomendando a integração do desenvolvimento de jogos no currículo de ADS para proporcionar uma base sólida para o aprendizado contínuo. Pesquisas futuras são sugeridas para explorar os impactos de longo prazo e a eficácia de diferentes tipos de jogos em contextos educacionais variados.
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