Mediação pedagógica e letramentos digitais: o processo educomunicativo de mensagens interclasses

Autor/innen

  • Simone Rodrigues Melo Prefeitura de Olinda
  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2020.246052

Schlagworte:

letramento digital, cultura digital, mediação pedagógica, ecossistema educomunicativo

Abstract

Diante de uma sociedade cada vez mais organizada em redes e na cultura digital, buscamos analisara concepção de uso das Tecnologias Digitais (TD) que os professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental desenvolvem durante a mediação pedagógica na produção das mensagens digitais coletivas realizadas no Projeto Rede de Leitores / Ciber Letras Kids, embasada no processo educomunicativo. Optamos pela pesquisa qualitativa com observação participante, buscando identificar as concepções acerca do termo Letramento, os tipos de letramentos associados aos Letramentos Digitais e o Letramento Científico. Utilizamos o conceito emergente de multiletramentos, assim como níveis de letramentos distintos: funcional, crítico e retórico, para então levantarmos o posicionamento dos docentes referente a sua aquisição/apropriação tecnológica voltado para o processo educomunicativo.  A metodologia foi de caráter qualitativo, com o uso de entrevistas semiestruturadas e de questionários online. Fizemos registros em áudio e notas de campo com professores do Infantil até o 3º  ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Olinda, Pernambuco, que participante do projeto. Com os resultados percebemos que a criação do ecossistema comunicativo aberto digital permite a troca de experiências que promovem a colaboração, a criticidade e a cultura local, e como o uso dos recursos tecnológicos facilitam/ dificultam a mediação pedagógica no processo educomunicativo.

Autor/innen-Biografien

Simone Rodrigues Melo, Prefeitura de Olinda

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco. Pedagoga do Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas / Prefeirura de Olinda,

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes).

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Veröffentlicht

2020-11-08

Zitationsvorschlag

Melo, S. R., & Sabbatini, M. (2020). Mediação pedagógica e letramentos digitais: o processo educomunicativo de mensagens interclasses. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(3). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2020.246052

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