Fundamentos teóricos para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240483Palavras-chave:
Ensino, Raciocínio, Geográfico.Resumo
Raciocínio geográfico é um tipo de inteligência que pode ser desenvolvida pelo professor de Geografia tanto no ensino Superior quanto no Básico. Na Educação Básica, tem como função desenvolver o aluno para interpretar e atuar nas práticas espaciais. Não obstante, essa expressão ainda não é consensual entre os geógrafos e se encontra em estado probatório, a partir da década 1990 começa a aparecer nas discussões da Geografia Escolar. Por isso, o objetivo deste trabalho é discutir indicações teóricas para o desenvolvimento de tal raciocínio na Educação Básica. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica na qual nos permitiu chegar aos seguintes resultados. Os conceitos estruturantes (espaço, paisagem, território) e os princípios lógicos (escala, localização, delimitação, conexão) são as bases teóricas para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na Educação Básica. Portanto, raciocínio geográfico é uma das diversas inteligências que pode ser desenvolvida no ensino de Geografia na Educação Básica fundamentadas na dimensão do pedagógico, do contexto do aluno e principalmente pelos conceitos fundantes da Geografia que dão o caráter geográfico.
Referências
______. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de et al. Geografia: conceitos e temas. 15.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.
LACOSTE, Yves. Geografia isso serve, em primeiro para fazer a guerra; tradução Maria Cecilia França.19.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORAES, Antônio Carlos Robert de. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.
MORAES, Loçandra Borges de. Raciocínio geográfico, cartografia temática e ensino de cidade. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 312-331, 2018.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
PIRES, Lucineide Mendes; ALVES, Adriana Olivia. Revisitando os conceitos geográficos. In. SILVA, Eunice Isaias da; PIRES, Lucineide Mendes (Org.) Desafios da didática de Geografia. Goiânia: Editora Puc Goiás, 2013.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Editora Ática, 1993.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, n. 2, p. 291-304, 2018.
SILVA, Patrícia Assis; ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque; VALADÃO, Roberto Célio. Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (Spatial Thinking). In: 5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia, 2018, Pirenópolis. Anais ... Goiânia: LEPEG, 2018.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço; técnica e tempo. Razão e Emoção. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da Linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas?. Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniel Rodrigues Silva Luz Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.