Fundamentos teóricos para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na educação básica

Autor/innen

  • Daniel Rodrigues Silva Luz Neto Universidade de Brasília (UnB)/Mestrado em Geografia e pesquisador no grupo de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Geografia (GEAF-UNB). https://orcid.org/0000-0002-6326-4906

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240483

Schlagworte:

Ensino, Raciocínio, Geográfico.

Abstract

Raciocínio geográfico é um tipo de inteligência que pode ser desenvolvida pelo professor de Geografia tanto no ensino Superior quanto no Básico. Na Educação Básica, tem como função desenvolver o aluno para interpretar e atuar nas práticas espaciais. Não obstante, essa expressão ainda não é consensual entre os geógrafos e se encontra em estado probatório, a partir da década 1990 começa a aparecer nas discussões da Geografia Escolar. Por isso, o objetivo deste trabalho é discutir indicações teóricas para o desenvolvimento de tal raciocínio na Educação Básica. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica na qual nos permitiu chegar aos seguintes resultados. Os conceitos estruturantes (espaço, paisagem, território) e os princípios lógicos (escala, localização, delimitação, conexão) são as bases teóricas para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na Educação Básica. Portanto, raciocínio geográfico é uma das diversas inteligências que pode ser desenvolvida no ensino de Geografia na Educação Básica fundamentadas na dimensão do pedagógico, do contexto do aluno e principalmente pelos conceitos fundantes da Geografia que dão o caráter geográfico.          

Autor/innen-Biografie

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Universidade de Brasília (UnB)/Mestrado em Geografia e pesquisador no grupo de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Geografia (GEAF-UNB).

Mestre em Geografia (Universidade de Brasília - UnB), Graduado em Geografia (Universidade Estadual do Ceará -UECE), 2ª Graduação em Pedagogia ( Facibra-Paraná), Especialista em Gestão Educacional (Faculdade Apogeu), professor da Educação Básica desde 2008 e membro do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de professores de Geografia (GEAF-UnB). E-mail: danieltabuleiro1@gmail.com

   

Literaturhinweise

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de conhecimentos. 18.ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

______. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de et al. Geografia: conceitos e temas. 15.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.

LACOSTE, Yves. Geografia isso serve, em primeiro para fazer a guerra; tradução Maria Cecilia França.19.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAES, Antônio Carlos Robert de. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.

MORAES, Loçandra Borges de. Raciocínio geográfico, cartografia temática e ensino de cidade. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 312-331, 2018.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

PIRES, Lucineide Mendes; ALVES, Adriana Olivia. Revisitando os conceitos geográficos. In. SILVA, Eunice Isaias da; PIRES, Lucineide Mendes (Org.) Desafios da didática de Geografia. Goiânia: Editora Puc Goiás, 2013.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Editora Ática, 1993.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, n. 2, p. 291-304, 2018.

SILVA, Patrícia Assis; ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque; VALADÃO, Roberto Célio. Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (Spatial Thinking). In: 5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia, 2018, Pirenópolis. Anais ... Goiânia: LEPEG, 2018.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço; técnica e tempo. Razão e Emoção. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da Linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas?. Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, 2007.

Veröffentlicht

2019-08-11

Zitationsvorschlag

Neto, D. R. S. L. (2019). Fundamentos teóricos para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na educação básica. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(2), 1–18. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240483