Fundamentos teóricos para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na educação básica
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240483Mots-clés :
Ensino, Raciocínio, Geográfico.Résumé
Raciocínio geográfico é um tipo de inteligência que pode ser desenvolvida pelo professor de Geografia tanto no ensino Superior quanto no Básico. Na Educação Básica, tem como função desenvolver o aluno para interpretar e atuar nas práticas espaciais. Não obstante, essa expressão ainda não é consensual entre os geógrafos e se encontra em estado probatório, a partir da década 1990 começa a aparecer nas discussões da Geografia Escolar. Por isso, o objetivo deste trabalho é discutir indicações teóricas para o desenvolvimento de tal raciocínio na Educação Básica. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica na qual nos permitiu chegar aos seguintes resultados. Os conceitos estruturantes (espaço, paisagem, território) e os princípios lógicos (escala, localização, delimitação, conexão) são as bases teóricas para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na Educação Básica. Portanto, raciocínio geográfico é uma das diversas inteligências que pode ser desenvolvida no ensino de Geografia na Educação Básica fundamentadas na dimensão do pedagógico, do contexto do aluno e principalmente pelos conceitos fundantes da Geografia que dão o caráter geográfico.
Références
______. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. S. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de et al. Geografia: conceitos e temas. 15.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.
LACOSTE, Yves. Geografia isso serve, em primeiro para fazer a guerra; tradução Maria Cecilia França.19.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORAES, Antônio Carlos Robert de. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.
MORAES, Loçandra Borges de. Raciocínio geográfico, cartografia temática e ensino de cidade. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 312-331, 2018.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
PIRES, Lucineide Mendes; ALVES, Adriana Olivia. Revisitando os conceitos geográficos. In. SILVA, Eunice Isaias da; PIRES, Lucineide Mendes (Org.) Desafios da didática de Geografia. Goiânia: Editora Puc Goiás, 2013.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Editora Ática, 1993.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, n. 2, p. 291-304, 2018.
SILVA, Patrícia Assis; ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque; VALADÃO, Roberto Célio. Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (Spatial Thinking). In: 5º Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia, 2018, Pirenópolis. Anais ... Goiânia: LEPEG, 2018.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço; técnica e tempo. Razão e Emoção. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da Linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas?. Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Daniel Rodrigues Silva Luz Neto 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.