O ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM GEOGRAFIA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Letícia Ramires Corrêa, Tuane Telles Rodrigues

Resumo


Este trabalho objetiva discutir as contribuições do estágio para a formação do professor/pesquisador em Geografia com enfoque na Educação Ambiental (EA) a partir da socialização das experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e no Estágio Extracurricular, vinculados ao curso de Licenciatura em Geografia e ao Curso de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os estágios foram realizados em diferentes instituições de ensino e pesquisa, sendo: uma escola de nível fundamental e outra de nível médio do município de Itaara/RS; a Fundação MO´Ã (Santa Maria/RS); o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Territorial (CEGOT); e o Laboratório da Paisagem (Portugal). As atividades experienciadas nestas instituições permitiram que se realizassem pertinentes discussões e reflexões sobre a importância dos estágios na formação do professor/pesquisador em Geografia, uma vez que se amplia a leitura e interpretação do pensamento geográfico em diferentes contextos físicos e sociais.


Palavras-chave


Geografia; Professor/pesquisador; Estágio obrigatório; Estágio extracurricular;

Texto completo:

PDF

Referências


CAPRA, F. A teia da Vida: Uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. 11 ed. SP: Editora Cultrix, 1996.

BRANDÃO, C. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável. 2 ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. 181p.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasil, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: . Acesso em: 11 março de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CALLAI, H. C.; ZARTH, P. A. O estudo do município e o ensino de História e Geografia. Ijuí: UNIJUÍ Editora, 1988.

______. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 6ª edição. Porto Alegre: Medição, 2008. p. 85-135.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARCONDES FILHO, C. Televisão: a vida pelo vídeo. 7. ed. São Paulo: Moderna, 1998.

MATURANA R., H. Emoções e linguagem na educação e na política; tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. 98 p.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2005 136 p.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n1id241976

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS