O estágio para a formação do professor-pesquisador em geografia com enfoque na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.241976Palavras-chave:
Geografia, Professor/pesquisador, Estágio obrigatório, Estágio extracurricularResumo
Este trabalho objetiva discutir as contribuições do estágio para a formação do professor/pesquisador em Geografia com enfoque na Educação Ambiental (EA) a partir da socialização das experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e no Estágio Extracurricular, vinculados ao curso de Licenciatura em Geografia e ao Curso de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os estágios foram realizados em diferentes instituições de ensino e pesquisa, sendo: uma escola de nível fundamental e outra de nível médio do município de Itaara/RS; a Fundação MO´Ã (Santa Maria/RS); o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Territorial (CEGOT); e o Laboratório da Paisagem (Portugal). As atividades experienciadas nestas instituições permitiram que se realizassem pertinentes discussões e reflexões sobre a importância dos estágios na formação do professor/pesquisador em Geografia, uma vez que se amplia a leitura e interpretação do pensamento geográfico em diferentes contextos físicos e sociais.
Referências
CAPRA, F. A teia da Vida: Uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. 11 ed. SP: Editora Cultrix, 1996.
BRANDÃO, C. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável. 2 ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. 181p.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasil, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L9795.htm. Acesso em: 11 março de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CALLAI, H. C.; ZARTH, P. A. O estudo do município e o ensino de História e Geografia. Ijuí: UNIJUÍ Editora, 1988.
CALLAI, H. C.; ZARTH, P. A. . Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 6ª edição. Porto Alegre: Medição, 2008. p. 85-135.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARCONDES FILHO, C. Televisão: a vida pelo vídeo. 7. ed. São Paulo: Moderna, 1998.
MATURANA R., H. Emoções e linguagem na educação e na política; tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. 98 p.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2005 136 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letícia Ramires Corrêa, Tuane Telles Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.