O estágio para a formação do professor-pesquisador em geografia com enfoque na educação ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.241976

Palabras clave:

Geografia, Professor/pesquisador, Estágio obrigatório, Estágio extracurricular

Resumen

Este trabalho objetiva discutir as contribuições do estágio para a formação do professor/pesquisador em Geografia com enfoque na Educação Ambiental (EA) a partir da socialização das experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e no Estágio Extracurricular, vinculados ao curso de Licenciatura em Geografia e ao Curso de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os estágios foram realizados em diferentes instituições de ensino e pesquisa, sendo: uma escola de nível fundamental e outra de nível médio do município de Itaara/RS; a Fundação MO´Ã (Santa Maria/RS); o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Territorial (CEGOT); e o Laboratório da Paisagem (Portugal). As atividades experienciadas nestas instituições permitiram que se realizassem pertinentes discussões e reflexões sobre a importância dos estágios na formação do professor/pesquisador em Geografia, uma vez que se amplia a leitura e interpretação do pensamento geográfico em diferentes contextos físicos e sociais.

Biografía del autor/a

Letícia Ramires Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Graduada em Geografia pela UFSM. Mestra em Geografia pelo PPGGEO-UFSM. Doutoranda pelo PPGGeo-UFSM. Professora da rede municipal de Vila Nova do Sul.

Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em geografia pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM e mestre em geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia-PPGGEO/UFSM. Doutoranda em geografia pelo PPGGEO/UFSM.

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Publicado

2020-04-08

Cómo citar

Corrêa, L. R., & Rodrigues, T. T. (2020). O estágio para a formação do professor-pesquisador em geografia com enfoque na educação ambiental. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 122–131. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.241976